23 abril 2017

Ogum é um orixá guerreiro e também ferreiro, criador de suas próprias ferramentas, sincretizado com São Jorge comemorado em 23 de Abril.


O "Dia de Ogum" é comemorado no "Dia de São Jorge"
O “Dia de Ogum” é comemorado dia 23 de abril

Assim como Xangô, Ogum é guerreiro, mas principalmente conhecido por ser um exímio ferreiro, feitor das armas, pois ele próprio forja suas ferramentas de guerra, caça e agricultura.

O culto a Ogum era restrito aos homens na África e, por isso, talvez não vejamos muitas mulheres filhas de Ogum por lá, mas o quadro muda no Brasil, principalmente na Umbanda.

Apesar dessa pequena polêmica do passado, Ogum é um orixá de definição mais simples que a dos seus irmãos, tendo uma representação objetiva. Companheiro de Exú, tem como cor o vermelho sangue, sendo dono dos caminhos e encruzilhadas e, como irmão de Oxóssi, traz o azul claro e o verde. Diz a lenda que foi o primeiro orixá a descer para a Terra.

Participe de nossas comemorações da Obrigação Anual a Ogum em 23 de abril ou para saber mais sobre este orixá visite a página dedicada a Ogum em nosso site clicando aqui.

Características mais marcantes dos filhos de Ogum

Os filhos de Ogum, apesar de passarem da tranquilidade para um ataque de fúria , têm comportamento extremamente coerente. Sinceros, às vezes em excesso, não toleram traições e são obstinados e criativos. Como seu pai cria suas ferramentas, os filhos de Ogum muitas vezes abrem seus próprios caminhos para o que desejam, pois são conquistadores e agem de forma bastante artística. É sua curiosidade que os leva a desvendar as coisas e descobrir os caminhos por conta própria.

A rotina, apesar da perseverança de Ogum, não se encaixa muito bem no coração e entristece muitos de seus filhos, pois a mudança os atrai. Mudar de trabalho, de casa, de companhias, mesmo mantendo-se sempre leal. Fiéis, quando encontram o que acreditam ser o amor verdadeiro, mas sem apego quando ainda não é a hora de se envolver de corpo e alma.

Os filhos de Ogum são o tipo das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas. São também filhos de Ogum aquelas pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Pessoas que, nos momentos difíceis, triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança.

Os filhos de Ogum são daqueles que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranquilo dos comportamentos.




Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oração a Pai Xangó

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins