26 janeiro 2018

O ABIAN no Candomblé:




O abian é uma pessoa importante, na verdade a mais importante de todas no meio candomblecista.

Fico imaginando nossa religião sem esta peça tão importante, teria tempo determinado para acabar, seria sem dúvidas e cheia de certezas, nossa... seria um saco.

Não saberia mais viver sem um abian me fazendo exercitar meu saber com aquelas perguntas óbvias que me fazem pensar sempre e nunca esquecer o que um dia aprendi só pra explicar pra ele.

De que me adiantaria o conhecimento se não fosse para ser passado para o abian?

É ele que renova com seu entusiasmo a fé do mais velho, que muitas vezes já não a tem tão viva.

E quantos vezes nós iniciados nos pegamos falando com outros iniciados mais antigos de uma casa... "Que saudade do meu tempo de Abian".
Abian é pessoa que tem a fé mais verdadeira, pois ele acredita em algo que ainda nem conhece.

Abian entrega sua vida a pessoas iniciadas com tanto empenho e confiança que diz a elas - me transforme me faça um de vocês!

Quem faz isso se não o Abian? Dorme em qualquer lugar, come um pouco daquele tanto de comida que levam pra ele com tanta fé, que se sente um rei.

Ele não domina os fundamentos de uma casa de Candomblé, mas a sua mente... já esteve lá, certamente! e quando sua mente passeia por esse lugar ele tem a certeza de que vai se tornar um iniciado, "ser raspado"!

Abian tem a capacidade de, mesmo tendo pai e mãe em casa, chamar outras pessoas que ele acaba de conhecer de mães e pais. Quem tem esse desprendimento?

Abian é aquele que muitas vezes quando se vê corrigido fica feliz... 
O abian é o maior exemplo de uma casa de Candomblé.

-Autor Desconhecido


Fonte: 
Melquisedec C. Rocha e Bàbálorixá Melqui de Xangô

Nenhum comentário:

Postar um comentário