No dia 2 de fevereiro é celebrado o dia de Iemanjá e apesar de ser conhecida como uma das datas mais importantes para os adeptos do candomblé, com o passar dos anos a celebração tem ganhando caráter diversificado, pois há cada vez mais seguidores de várias religiões comemorando a data, fazendo suas oferendas e pedidos ao orixá.
Em Natal, a maioria das oferendas são entregues na Praia do Meio, onde há uma imagem de Iemanjá, e tradicionalmente acontece uma cerimônia organizada pelo grupo Nação Zambêracatu (primeira nação de maracatu de Natal).
Para o festejo de 2018 foi formado um grupo com objetivo de garantir uma melhor estrutura para a comemoração. O grupo é composto pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), o Mandato da Vereadora Natália Bonavides (PT) e a Nação Zambêracatu.
Como encaminhamento, ficou acertado o apoio do Mandato da Vereadora Natália Bonavides para realizar os reparos na imagem de Iemanjá antes dos festejos e garantir a estrutura para o toque da Nação Zambêracatu.
Também ficou acertado que o grupo fará uma próxima reunião para tratar do projeto de criação do Largo Multicultural de Iemanjá apresentado pela Associação de Mulheres de Axé (AMA) - e endossado pelo Mandato da então Vereadora Sargento Regina, em 2011.
Estavam presentes na reunião a assistente social da COEPPIR, Maria da Paz, a Vereadora Natália Bonavides (PT), os Conselheiros do CONSEPPIR, Renato Santos e Richardson Lenine Alencar Carvalho, Kleber Moreira da Nação Zambêracatu, e André Fernandes, assessor do Mandato de Natália Bonavides.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário