31 julho 2014

Momento em portante, exemplo para nossa tradição. Mãe Beatas de Iyemojá

momento em portante, exemplo para nossa tradição. Mãe Beatas de Iyemojá dando saudando o Rei de Oyó batendo cabeça pra ele. "Quem não se baixa para aprender, jamais se levantará para ensinar" - owe da tradição yorùbá.
Mãe Beata, simbolo de força e humildade, saudando o Alaafin.
Olá senhores (as), boa tarde!

Gostaria de compartilhar com vocês esta foto que esta circulando pela internet, postada pela fan page do Axé Oxumarê.
Mãe Beata de Iyemanja, com seus 83 anos de idade e mais de 50 anos de iniciada, vai ao chão e bate cabeça para o Alafin de Oyo. EXEMPLO PARA O CANDOMBLÉ, EXEMPLO PARA HUMANIDADE, HUMILDADE E SIMPLICIDADE É O QUE NOS FAZ CRESCER. 
Mãe Beata não é súdita do rei e no Brasil não reconhecemos o simbolo de Alafin, logo hierarquicamente ele não esta acima dela... Mas por ser um descendente vivo de Xangô, esta sabedoria o reverenciou.

Que isso sirva de exemplo para nossos iyawos abaixarem o nariz e nossos egbon adquirirem mais humildade.

Awré Iyá Beata!
Vida com saúde!
Texto escrito por
Tradições Do Candomblé


1° seminário internacional para preservação do patrimônio cultural, Brasil-Nigéria .
O Axé Yá Nassô Oká agradece a presença do Rei de Oyó e sua comitiva ,foi tão lindo essa trocas de energia de irmãos de axé 
Xangô adupe !!









Jantar e troca de presentes na residencia do Governador Jaques Wagner.







31 de julho (quinta-feira)

09:00 a 12:00 | Terreiro do Gantois

Visita da comitiva de Oyo ao Terreiro do Gantois encontro sobre ações preservacionistas, origens, ancestralidade e manutenção das tradições.

15:00 a 16:00 | Visita à Pedra de Xangô de Cajazeiras

Encontro da comitiva de Oyo com o Conselho das Comunidades Negras e Terreiros do bairro de Cajazeiras (Avenida Assis Valente).

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oração a Pai Xangó

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins