04 julho 2018

Evento debate as “Questões Étnico-raciais e Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Tempos de Exceção”



-3 de julho de 2018 - 17:22


O Projeto de Extensão Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Mossoró e Região, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o Movimento Fora da Ordem de Mossoró/RN, realizará nesta quarta-feira, 4 de julho, em Mossoró/RN, a mesa debate “Questões Étnico-raciais e Políticas Públicas de Ações Afirmativas em Tempos de Exceção”.

O evento ocorrerá às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC/UERN), no Campus Central da UERN, aberto ao público e com emissão de certificado de 4 horas. Não é necessário fazer inscrição.

O momento visa reunir docentes, discentes e comunidade em geral, em especial as comunidades tradicionais de terreiros de religiões afro-brasileiras. Na oportunidade, será lançada a proposta de Mapeamento de Terreiros na cidade de Mossoró/RN.

Os expositores serão: Profª. Dra. Eliane Anselmo da Silva (NEAB/UERN), Lucia Helena Alves (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/RN), Caramuru Paiva (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais – PLANDITES/UERN) e Souza Neto (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – ALRN). A mediação será de Lucas Súllivam, do Movimento Fora de Ordem.

A UERN disponibilizará transporte para locomoção dos membros de terreiros de Mossoró. Quem se interessar, basta entrar em contato através dos e-mails: dcsp@uern.br e neab@uern.br.

Conforme os organizadores do evento, as políticas de ação afirmativa são uma forma de promover uma justiça compensatória, para corrigir os erros cometidos no passado contra os grupos que historicamente têm sido marginalizados e excluídos no país. É a chamada dívida histórica, que visa ser sanada através da redistribuição dos direitos. O objetivo da mesa é suscitar o debate sobre tais políticas, enquanto direitos conquistados, e suas garantias e reconhecimento diante do atual cenário político em que vivemos no Brasil.

A mesa é um momento específico, que faz parte de um conjunto de atividades de estudos, pesquisa e extensão sobre a temática étnico-racial desenvolvida no âmbito da UERN pelo NEAB, com o apoio do Departamento de Ciências Sociais e Política/DCSP e da FAFIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário