12 março 2015

A Primeira Tenda de Umbanda

Visite o site da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.
A primeira tenda de Umbanda, fundada pelo Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado em seu médium, Pai Zélio Fernandino de Morais.


A Primeira Tenda de Umbanda

Em 16 de novembro de 1908, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, por intermédio de seu médium Zélio Fernandino de Moraes, deu início a um culto espírita, dando-lhe o nome de Umbanda - uma religião genuinamente brasileira - e ao primeiro templo destinado a sua prática, a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, o mais antigo centro de Umbanda, ainda hoje em funcionamento, e que mantém, ao longo de mais de um século de história, os mesmos preceitos de humildade, amor e caridade, passados pela orientação do “Chefe”, como carinhosamente chamamos o Caboclo, que foi auxiliado, em seus trabalhos à frente da casa, pelos espíritos de Pai Antônio e Orixá Malet.
Cabana de Pai Antônio
Fundada por Zélio de Moraes em meados da década de 1950, em Cachoeiras de Macacu, município na região serrana do estado, foi, desde o início, um local utilizado pelos médiuns da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade (TENSP) para a realização de trabalhos especiais, como rituais festivos, entregas e o amaci, além de sessões de caridade, realizadas com seu próprio corpo mediúnico. Nesta casa, Zélio deu continuidade a seu trabalho espiritual, após transferir para sua filha Zélia, a direção da TENSP, então localizada na rua Don Gerardo, no Rio de Janeiro. Na Cabana e depois em sua própria casa, Zélio, até o seu passamento em 1975, procurou auxiliar a todos aqueles que buscavam seu apoio e conforto físico e espiritual, em quase 7 décadas de trabalho mediúnico. Desde o início da primeira década de 2000, a Cabana também funciona como a sede da TENSP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário