Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando a própria evolução.
O chamado “Exú Pagão” é tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição.
Já o Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.
Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro Exú com um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de “Guias”.
Para evitar essa confusão, não damos aos chamados “Exus Pagões” a denominação de “Exu”, classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação de “Exu”.
CLASSIFICAÇÃO PELOS PONTOS DE VIBRAÇÃO DOS EXUS
Exus do Cemitério:
São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaiê. Durante as consultas são sérios, reservados e discretos, podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza (descarregando) o consulente. Alguns não dão consulta, se apresentando somente em obrigações, trabalhos e descarregos.
Exus da Encruzilhada:
São Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também participam em obrigações, trabalhos e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) dos Exus do cemitério, enquanto outros se aproximam mais dos Exus da estrada.
Exus da Estrada:
São os mais “brincalhões”. Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas “brincadeiras” devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo.
ORGANIZAÇÃO E HIERARQUIA DOS EXUS:
Os Exus, estão também, divididos em hierarquias. Onde temos desde Exus muito ligados aos Orixás até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.
Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus e a divisão está formada “de cima para baixo” :
TERCEIRO CICLO
Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.
Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Coroados. São aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Pouco são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiões chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
• Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião
• Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.
• Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.
SEGUNDO CICLO
Contém o Quarto Grau.
Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Cruzados ou Batizados. São subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.
• Quarto Grau – Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinados a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.
PRIMEIRO CICLO
Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.
Temos dois tipos de Exus neste ciclo :
o Exus Espadados – São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.
o Exus Pagãos (Kiumbas) - São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como “rabos-de-encruza”. Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.São kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus.
O campo de atuação dos Exus Pagãos, é as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.
• Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna.
• Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna.
• Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função.
Os Exus, em geral, não são bons nem ruins, são apenas executores da Lei.
Ogum, responsável pela execução da Lei, determina as execuções aos Exus.
7º Grau
|
7 – Chefes de Legião
|
Exus Coroados
|
6º Grau
|
49 – Chefes de Falange
|
Exus Coroados
|
5º Grau
|
343 – Chefes de Sub-Falange
|
Exus Coroados
|
4º Grau
|
2401 – Chefes de Grupamento
|
Exus Cruzados ou Batizados
|
3º Grau
|
16807 – Chefes de Coluna
|
Exus Espadados e Pagãos
|
2º Grau
|
117649 – Chefes de Sub-Coluna
|
Exus Espadados e Pagãos
|
1º grau
|
? – Integrantes de Coluna
|
Exus Espadados e Pagãos
|
Além destes aspectos já abordados, vale à pena mencionar os diversos níveis vibracionais, onde os espíritos ligados à Terra, habitam.
Estes níveis são e foram criados de acordo com cada grau evolutivo. Os níveis estão mais relacionados com o mundo da consciência do que com o mundo físico, ou seja, são mais estados de consciência do que um lugar fisicamente localizado.
Como são níveis gerados por espíritos ligados de alguma forma com a evolução da Terra, estes níveis estão vinculados ao próprio planeta. Portanto, quando vemos descrições de camadas umbralinas localizadas em abismos sob a crosta terrestre, devemos entender que embora elas estejam localizadas com estes espaços físicos, elas estão no lado espiritual deste plano físico.
Temos então, Sete Camadas Concêntricas Superiores e Sete Camadas Concêntricas Inferiores.
A divisão está sempre formada “de cima para baixo” :
Camadas Concêntricas Superiores
Sétima, Sexta e Quinta Camadas – Zonas Luminosas
Seres iluminados, isentos das reencarnações. Cumprem missões no planeta. Estão se libertando deste planeta, muitos já estagiam em outros mundos superiores.
Quarta Camada – Zona de Transição
Espíritos elevados, que colaboram com a evolução dos irmãos menores.
Terceira, Segunda e Primeira Camadas – Zonas Fracamente Iluminadas
A maioria dos espíritos que desencarnam, estão nestas camadas. Estão em reparações e aprendizados para novas reencarnações.
Superfície
Espíritos encarnados
Camadas Concêntricas Inferiores
Sétima Camada – Zona Sub-Crostal Superior
Espíritos sofredores de um modo geral que serão em seguida socorridos e encaminhados a planos mais elevados para adaptação e aprendizado, antes de reencarnarem.
Sexta, Quinta e Quarta Camadas – Zona das Sombras, Zona Purgatoriais ou de Regeneração
Espíritos sofredores purgando parte de seus karmas, e que serão encaminhados o mais rápido possível à reencarnação para novas provas e expiações.
Quarta Camada – Zona de Transição
Entre as sombras e as trevas. Zona de seres revoltados e dementados.
Terceira, Segunda e Primeira Camadas – Zona das Trevas ou Zona Sub-Crostal Inferior
Estes espíritos estão em estágio de insubmissos, renitentes e rebelados às Leis Divinas. Não reconhecem Deus como o Ser mais superior.
A atuação dos Exus, está praticamente em todas as camadas inferiores, com exceção das Terceira, Segunda e Primeira Camadas, que eventualmente eles “descem” para missões especiais ou mandam os rabos-de-encruza, pois estão mais “ambientados” com as baixas e perniciosas vibrações. Não que os Exus não possam “descer” até lá, mas porque é desnecessário criar uma guerra com os seres infernais, apenas porque se invadiu aquelas zonas.
A maioria dos livros espíritas, que tratam do assunto dos níveis vibracionais, não chega sequer a mencionar algo além das camadas intermediárias ou médio e alto umbral. Descrevem na maioria das vezes as camadas que ficam as sombras e não as trevas, pois os espíritos que fazem tais incursões não podem ou não devem “baixar” mais, pois somente cabe aos exus, espíritos especializados “descer” tanto.
CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS EXUS E AS DIFERENTES IRRADIAÇÕES DOS ORIXÁS
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Oxalá:
Exú 7 Encruzilhadas |
Comando negativo da linha
|
Exú Sete Chaves |
intermediário para Ogum
|
Exú Sete Capas
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Sete Poeiras |
intermediário para Xangô
|
Exú Sete Cruzes
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Sete Ventanias
|
intermediário para Yori
|
Exú Sete Pembas
|
intermediário para Yemanjá
|
Pombo Gira Rainha |
Comando negativo da linha
|
Exú Sete Nanguê |
intermediário para Ogum
|
Maria Mulambo
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Sete Carangola |
intermediário para Xangô
|
Exú Maria Padilha
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Má-canjira
|
intermediário para Yori
|
Exú Maré
|
intermediário para Oxalá
|
Exú Tiriri |
Comando negativo da linha
|
Exú Toquimho |
intermediário para Ogum
|
Exú Mirim
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Lalu |
intermediário para Xangô
|
Exú Ganga
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Veludinho
|
intermediário para Oxalá
|
Exú Manguinho
|
intermediário para Yemanjá
|
Exú Gira Mundo |
Comando negativo da linha
|
Exú Meia-Noite |
intermediário para Ogum
|
Exú Mangueira
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Pedreira |
intermediário para Oxalá
|
Exú Ventania
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Corcunda
|
intermediário para Yori
|
Exú Calunga
|
intermediário para Yemanjá
|
Exú Tranca-Ruas |
Comando negativo da linha
|
Exú Tira-teimas |
intermediário para Oxalá
|
Exú Veludo
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Tranca-gira |
intermediário para Xangô
|
Exú Porteira
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Limpa-trilhos
|
intermediário para Yori
|
Exú Arranca-toco
|
intermediário para Yemanjá
|
Os Setes Exus Chefes de Falange da Vibração Espiritual de Oxossi:
Exú Marabô |
Comando negativo da linha
|
Exú Pemba |
intermediário para Ogum
|
Exú da Campina
|
intermediário para Oxalá
|
Exú Capa Preta |
intermediário para Xangô
|
Exú das Matas
|
intermediário para Yorimá
|
Exú Lonan
|
intermediário para Yori
|
Exú Bauru
|
intermediário para Yemanjá
|
Exú Caveira |
Comando negativo da linha
|
Exú do Lodo |
intermediário para Ogum
|
Exú Brasa
|
intermediário para Oxossi
|
Exú Come-fogo |
intermediário para Xangô
|
Exú Pinga-fogo
|
intermediário para Oxalá
|
Exú Bára
|
intermediário para Yori
|
Exú Alebá
|
intermediário para Yemanjá
|
RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS LINHAS DA QUIMBANDA E UMBANDA
Uma vez se entendendo que há uma perfeita harmonia entre as ações dos elementos que compõe as linhas da Quimbanda e da Umbanda, cada elemento destes há um paralelo, um elo de ligação entre a Umbanda e a Quimbanda.
Linhas da Umbanda
|
Linhas da Quimbanda
|
Linha de Oxalá
|
Linha Malei
|
Linha de Ogum
|
Linha do Cemitério
|
Linha de Oxossi
|
Linha dos Caboclos Quimbandeiros
|
Linha de Xangô
|
Linha de Mossorubi
|
Linha de Yorimá
|
Linha da Almas
|
Linha de Ibêji
|
Linha Mista
|
Linha de Yemanjá
|
Linha Nagô
|
No caso de Ogum, há uma manifestação de Ogum, para corresponder com cada uma das sete Linhas da Quimbanda. Vejamos:
Ogum de Malei
|
Linha Malei
|
Ogum Megê
|
Linha do Cemitério
|
Ogum Rompe Mato |
Linha dos Caboclos Quimbandeiros
|
Linha de Mossorubi
| |
Ogum Megê
|
Linha da Almas
|
Ogum Xoroquê
|
Linha Mista
|
Ogum de Nagô
|
Linha Nagô
|
Retirado da Apostila da Sociedade Espiritualista Mata Virgem
Fontes de Pesquisas: Não informadas
Imagens Retiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário