13 julho 2012

Rosa Caveira


Olá a todos os leitores do nosso querido blog Casa das Moças!

Hoje vamos tratar de uma das entidades mais respeitadas da Umbanda: Rosa Caveira. Como muita gente sabe eu cresci no candomblé e na umbanda e desde muito cedo ouço sobre esse espírito e vou dividir com você a história e obra dela.

Rosa Caveira viveu por volta de 1930 e nasceu no norte de Minas Gerais, um lugar castigado pela seca e pela pobreza, sétima filha e única filha mulher, sua mãe já tinha idade avançada por isso teve várias complicações durante sua gestação e a criança nasceu com uma marca estranha no peito que parecia muito com uma caveira, sua mãe, contudo não gostava que falassem isso e disse que parecia uma rosa, e assim deu o nome a menina de Rosa. Seu pai faleceu quando ela tinha ainda 11 anos e como sua mãe era velha, ela teve que tomar o lugar de mãe da casa. Aos 13 anos, Rosa teve um sonho com um homem bem vestido e que usava um anel prata em formato de caveira, e assim aconteceu, no mesmo ano enquanto fazia compras para sua mãe na feira da cidade, encontrou um senhor bem afeiçoado que se aproximou e disse:

-Olá linda moça, o que faz um rosa tão formosa sozinha em uma feira.
No mesmo momento Rosa, assim ela chamava até o momento, respondeu assustada:
-Nada não senhor, me dá sua licença.
-Meu nome é João Batista, sou caixeiro-viajante, mas pode me chamar de João Caveira.
No mesmo momento Rosa se lembrou de seu sonho e ficou com os olhos intactos.

Ao voltar para sua casa, Rosa não disse nada a sua mãe, mas a noite sonhou novamente com o tal moço. E pela manhã voltou a cidade, com desculpa de comprar botões para arrumar roupa para seus irmãos, lá perguntou à algumas pessoas sobre João, mas ninguém o viu ou lembrava-se dele. Voltando pela estrada de terra, em uma encruzilhada na estrada, estava lá João que a cumprimentou:
-Um caminho longo não moça?
E ela ressabiada disse:
-Sim, mas não estou sozinha, meu irmão está por me encontra no caminho.
-Mas e nos seus sonhos, seu irmão também vai te buscar – Disse ele com um olhar denso e penetrante.
Assustada ela correu, e por onde ia ele lá estava, até que cansada de correr, tropeçou e caiu, e ele lhe ofereceu a mão onde carregava o anel e ofereceu a ela uma nova vida. Explicou que não era desse mundo e que de tempos em tempos vinha para treinar uma moça para que o ajudasse, e ela era a escolhida. No momento Rosa não entendeu muito bem, mas seu coração batia forte, seu sangue pulsava em suas veias enquanto ele falava com a voz rouca. E ela aceitou. João Caveira a batizou de Rosa Caveira, a levou para morar na capital e ensinou a arte da magia, de falar com os espíritos, mas advertiu sempre que ela não poderia ser tomada pelo poder, porém ela se apaixonou por ele e sofria muito, e ele aparecia cada vez menos, como costumava falar, tinha que aguardar os portais se abrirem para vê-la. Com passar do tempo sua angustia e solidão, começaram a tomar conta de sua vida, então Rosa Caveira saia noite a buscar nos homens, usando seu poder de magia e encantamento, então sua seu mundo ficou negro e desregrado, que acabou levando-a morte em pouquíssimo tempo. Desesperado, João tentou ajudá-la, mas era tarde demais.

Após sua morte ela entendeu que ele era um guardião do mundo espiritual que treinava algumas pessoas iluminadas para que o ajudasse a tratar dos espíritos que vagavam, porém ela não foi forte o bastante. Rosa então pediu ajuda, foi então designada a voltar a terra para ajudar as pessoas, contudo ainda ama João Caveira e esse amor a prende aqui em muitas vezes se embebeda e cantas cantigas de amores tristes.

Como agradar Rosa Caveira para conseguir prosperidade e amor.

1 punhal
16 Rosas vermelhas
1 Espelho redondo
7 Moedas
1 Pedaço de tecido preto
1 Cacho de uva vermelha
1 Anel prata de caveira
7 Velas vermelhas

Em uma encruzilhada de terra a meia noite em lua crescente, finque o punhal no chão, em frente forre o chão com o tecido preto e coloque as rosas formando um circulo, assim faça com as moedas, no pé do punhal coloque as uvas vermelhas e o anel e acenda as velas em volta. Chame por ela, que o João Caveira permita que ela venha te ajudar.

8 comentários:

  1. Tenho uma historia pra contar. Me chamo Eduardo... Há quase 4 anos me mudei de cidade e simplesmente minha vida virou um inferno. Bom conheci uma senhora que trabalhava em Umbanda e por meio disso conheci a Rosa. Confesso que nunca acreditei nisso.. Mas me vendo em desespero joguei todas minhas fichas nisso.. E simplesmente ela começou a ajeitar as coisas. Ainda nao esta tudo 100% mas aos poucos as coisas estão se encaixando. Ainda tenho muita coisa a decidir.. Muitas escolhas e sempre pedirei ajuda e proteção da minha Mãe Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito da ajuda da Rosa Caveira, n posso me identificar, mas a conheço bem e sempre confiarei nela... Salve Dona Rosa Caveira minha guardiã...

    ResponderExcluir
  3. Não estou aqui para causar polêmica, mas estou buscando conhecer dona Rosa Caveira, a quem soube ser minha Pombagira, mas a história que conheci é bem diferente. Mas como ela teve outras encarnações, acredito ser essa, uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha Irmã de fé Milla Conhen um sarava fraterno para vc, obrigado por participa do meu blog estamos aperto para corrigir qualquer equivoco nessa publicação, pode fica a vontade para enviar qualquer matéria para esse blog, que meu Pai Xangó proteja vc sempre. JUNTOS SOMOS MAIS FORTE.

      Excluir
  4. E o espelho redondo? O que fazer com ele na oferenda?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a pomba gira Rosa Caveira

    ResponderExcluir
  6. amo de paixão sr joao caveira e rosa caveira sr joao me ajuda sempre que preciso nos dois já somos conhecidos de longas data assim disse sr tranca ruas sarava a todos

    ResponderExcluir
  7. Rosa caveira é uma Pombagira brava porem maravilhosa, é fortíssima na umbanda! Uma entidade que se vc precisa ela está lá! Salve dona Rosa Caveira!

    ResponderExcluir