"Um olhar para o terreiro : O terreiro também é escola".
💡Adson Varela
O terreiro, roça ou casa de axé é uma extensão da escola para muitas crianças, ou se não dizer, a primeira escola de muitas.
O terreiro tem uma organização hierárquica, social e conjuntural, onde permite que a criança inserida em seu meio esteja aprendendo constantemente; Este aprendizado poderá se dar por meio dos rituais ou através da oralidade de terreiro, que é a principal ferramenta de sobrevivência da cultura, na maioria das vezes a criança aprende de forma lúdica através de danças e cantigas, rodas de conversas e imitação dos atos. Com o terreiro a criança trabalhará com êxito sua consciência de grupo, aprendendo com os mais velhos o respeito a tudo e a todos.
O terreiro é um incentivador de socialização da criança, onde esta entra em contato com seu meio,onde ela adquire autonomia e segurança para lidar com as tarefas de rotina e a construção diária de um novo ser humano. Dentro do terreiro , a criança aprende a construir valores, como por exemplo, o respeito; As religiões de terreiro cultuam energias da natureza, é comum dentro destas casas se encontraram resquícios de tais atos, haja visto, que são religiões que cultuam seus ancestrais de forma prazerosa, honrosa e amorosa, ou seja, tudo para os adeptos destas religiões são sagrado. Uma criança que cresce com um olhar de respeito para com a natureza, se torna um adulto preocupado com o futuro da mesma e o que irá fazer para melhorar esse futuro, outro ponto que é importante salientar, é que as crianças de terreiro crescem aprendendo a respeitar seus mais velhos, baseados na hierarquia da casa de axé, baseadas no senso de grupo, na interação com as pessoas e a natureza a sua volta.
Portanto, o terreiro além de construir valores e ser um ambiente de socialização , é também um esculpidor de interação da criança com a sociedade em si, assim sendo, o terreiro é uma escola, o terreiro ensina, cuida e educa , semeando valores como o respeito, o amor ao próximo, a solidariedade, o altruísmo, a generosidade, a compreensão das diferenças; ensina sobre a inclusão social, o terreiro quebra barreiras e derruba preconceitos, ensinando e estimulando a criança a se tornar um adulto responsável. A criança de terreiro diante desse aprendizado constante e eficaz tem a possibilidade de uma melhor relação com o outro, diante de tudo isso, podemos afirmar que mesmo que seja uma educação informal, mas os terreiros também são escolas, espaços de vivências e convivências sociais, psicológicas,filosóficas e pedagógicas.
Pai Adson Varela
Casa Pai Joaquim de Angola
Jardins De Extremoz/Extremoz-RN
Coordenação Utts de Extremoz
No axé aprendemos muito e colaboramos uns com os outros, dividimos nossas experiências e conhecimento, cuidamos uns dos outros, somos uma grande família, nosso propósito é o bem comum. Prosperidade e a alegria de viver!
ResponderExcluir