12 novembro 2018

Não vou Para de Falar Sobre O Descaso e o Desrespeito Com a Imagem de YEMANJÁ que existia na praia de Upanema!

O silêncio de muitos sobre esse assunto não vai mim calar e nem vai me desestimula, Deus não escolhe os capacitado, ele capacita os escolhidos, que meu pai Xangó seja sempre o meu advogado de defesa kao meu Pai.


E aproveitando o momento para pedirmos aos órgãos públicos (especialmente a secretária de cultura de Areia Branca – RN que olhe com carinho para o nosso povo de religião de Matriz Africana), o nosso povo é esquecido pelos órgãos públicos de nossa cidade, só somos lembrado no final de cada ano quando.

O Ilé Asé Dajó Ìyá Omí Sàbá realiza o Cortejo de YEMANJÁ que já é tradição em nossa cidade a vários anos, e para a realização deste evento é feita uma logística para acontecer o cortejo, é passado uma relação para o poder público, para o mesmo colaborar com a cultura de nossa cidade.

E mesmo assim não conseguimos o apoio necessário para a realização do cortejo de YEMANJÁ, esperamos que neste ano de 2018 possam olhar melhor para a nossa religião.

Quero pedir também aos órgãos de nossa cidade para tomar uma providencia sobre o descaso e o desrespeito com a imagem de YEMANJÁ que existia na praia de Upanema, Obs (Sobre a estátua de Yemanjá ela não existe mais ela foi retirada do local oficial e foi jogada lá para uma parte deserta da praia de Upanema desde do ano 2008, a pedido de dois vereadores da época, no dia 23 do ano de 2008, eles fizeram um pronunciamento através dos microfones de uma rádio local onde usou de preconceito e descriminação a nossa Mãe Yemanjá, dizendo que “a sua imagem deveria ser colocada no fundo do quintal das casas dos adeptos das religião de umbanda e candomblé, e o pedido dos mesmo foi acatado pelo prefeito da época) Att. Não para colocar no fundo do quintal. O gestor executivo da época alegou que no local eles iam fazer uma praça, sendo que no local da praça tinha espaço suficiente para deixa a imagem,mais mesmo assim a Imagem de Yemanjá foi retirada de um local bem localizado na praia de Upanema e foi jogada no local deserto da praia a onda lá, serviu de lixão e de outras coisas, E hoje não existe mais nada desta imagem no local, Isso é uma falta de respeito com o nosso povo. Peço que olhem com mais carinho sobre a nossa imagem da grande Mãe Rainha do Mar YEMANJÁ.

Texto de Mariano de Xangó.



O Babálorixá 
Melquisedec de Sangó 
Ilê Axé Dajô Obá Ogodô
Natal – Rn - Extremoz

Quero aqui agradecer de todo o meu coração O Babálorixá 
Melquisedec de Sangó

Nenhum comentário:

Postar um comentário