As Prefeituras de Goianinha, São Tomé, Parnamirim, Assú e Apodi, aderiram na terça-feira (05/09) ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte (FIPIR-RN), criado pelo Governo do Estado e vinculado à Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR).
O FIPIR-RN é uma ferramenta própria de fomento à promoção da igualdade racial dentro da Administração Pública. O documento tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas formulações de políticas públicas, e na consolidação de parcerias para a implementação das políticas de promoção da igualdade racial, no âmbito do Estado e municípios.
O Conselheiro Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Nuno Coelho, esteve presente acompanhando a reunião.
"A instalação do FIPIR-RN é um avanço institucional e que representa mais um compromisso do Governo do Estado, por intermédio da COEPPIR, em interiorizar e mobilizar as Prefeituras Municipais em prol da igualdade racial", afirmou a Coordenadora Mary Regina.
Além disso, foi tirado como encaminhamento da reunião uma capacitação sobre o combate ao racismo institucional e à intolerância religiosa com os professores dos Municípios presentes.
Sobre o FIPIR-RN
Criado pelo Governo do Estado, através do Decreto Estadual nº 26.847, de 12 de maio de 2017, o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte (FIPIR-RN) é um órgão colegiado, presidido pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC). O FIPIR é um espaço permanente de diálogo entre Estado e municípios para definição de estratégias conjuntas na implementação da Política de Promoção da Igualdade Racial.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário