26 novembro 2016

As atividades da semana de Consciência Negra na cidade de Areia Branca-RN, serão encerradas neste sábado (26), com atos cultural e religioso na Casa de Cultura de Matriz Africana Ilé Asé Dajó Ìyá Omí Sàbá, a partir das 19h, na rua Duque de Caxias, nº 362, centro.

Casa de cultura de matriz africana tradicionalmente promove eventos para celebrar a data. (Foto: Carlos Júnior)


Semana da Consciência Negra em Areia Branca será encerrada com atividades culturais

O babalorixá de candomblé Noamã Pinheiro informou ao site que o intuito do evento é marcar a data com apresentações artísticas e culturais que enaltecem o papel das pessoas, em especial dos negros que no passado foram arrancados de suas terras para serem escravizados no Brasil, enfrentando preconceito até os dias atuais.

Além de adeptos das religiões de matrizes africana da cidade, a organização espera receber um grupo estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade de Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que farão pesquisa de campo durante o ritual.

Seminário promovido por sindicatos discutiu direitos e oportunidades para os povos negros

Durante todo o dia de hoje (25), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (SINSPUMAB) em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais do RN (FETAM), promoveram o primeiro Seminário de Raça: Igualdade de direitos e oportunidades.

Ocorrido na Câmara Municipal da cidade, o seminário reuniu autoridades de governo e palestrantes convidados que debateram sobre questões relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. Discussões em torno da construção da identidade negra e da desmistificação das religiões de matrizes africanas estiveram na pauta das rodas de conversas promovidas.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oração a Pai Xangó

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins