12 junho 2016

O blog Mariano de Xangó tem total Repudio contra esse ato criminoso!


Hoje pela madrugada aconteceu mais uma tragedia na nossa linda religião, entraram nessa casa de Oxalá queimaram portas, Igbas, bancos, janelas e uma boa parte do Yle, além de terem roubado bujão de gás e outros objetos da casa, até o momento não foram identificados os culpados, mais o ministério da Cultura de pessoas de matrizes africanas já foram acionados, já e na delegacia da cidade. "Ylé Asé Alà Càjá Lónì" e todos nós estamos muito triste, mais que Olorun tome conta de todos nós e que nos abençoe. 

O Ylé Asé Alà Càjá Lónì fica situado na Cidade de Areia Branca- Rio Grande Do Norte 300km da capital Natal-RN, cidade litorânea na qual o candomblé é muito massacrado. 

Isso é apenas meus esclarecimento a todos que conhece a casa de Oxalá. Eu Bàbá Isaías e todos que fazemos a Roça de Sango desejamos Boa sorte a o Bàbá Iran d' Osala e a todos os filhos, amigos e familiares da casa de Oxalá. 

palavras do Bàbá Isaías D' Sango.







NOTA

A COORDENADORIA DE POLITICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A COEPPIR-RN, VÊM A PÚBLICO EXTERNAR SUA INDIGNAÇÃO COM A FALTA DE RESPEITO E EVIDENTE SINAL DE ÓDIO, DEMONSTRADOS NO INCÊNDIO QUE ATINGIU UM BARRACÃO NA CIDADE DE AREIA BRANCA.


ESTAREMOS SOLICITANDO AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO, UM DELEGADO ESPECIAL PRA INVESTIGAR O CASO.

SABEMOS QUE COM ESSE SÃO 02 ( DOIS ) BARRACÕES QUE FORAM VITIMADOS COM INCÊNDIO, AINDA TEMOS UM BARRACÃO QUE FOI ARROMBADO POR 04 ( QUATRO ) VEZES E UM OUTRO POR POUCO NÃO SOFREU INVASÃO.

ESSES DELITOS ESTÃO NO ESQUECIMENTO DAS AUTORIDADES MAS VIVOS MA MEMÓRIA DE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS DE AXÉ. A COORDENADORIA ESTÁ ATENTA E SABERÁ COBRAR O RESPEITO DEVIDO AOS CULTOS AFRO AMERÍNDIOS.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oração a Pai Xangó

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins