31 julho 2011

8º Encontro de Religião Matriz Africana e trabalhou como tema central “Drogas: um problema de todos”

Ivipanim Clube sediou na noite de ontem (29) a abertura do 8º Encontro de Religião Matriz Africana e trabalhou como tema central “Drogas: um problema de todos”, com boa participação de adeptos e simpatizantes da religião afro bem como de público em geral já que o encontro foi aberto ao público.


A mesa foi composta por lideres religiosos e pessoas ligadas em diversos setores públicos
A Mesa de Debates foi composta Melquesedeque Rocha “Babalorixá Ilê Asé Dajó Obá Ogodó”, Noamã Pinheiro “Ilê Asé Dajó Yá Omy Sabá”, Paulo César de Brito representando a Fundação Areia Branca de Cultura, Júlio César Pinheiro representando a Secretaria de Saúde municipal, Lúcia Helena “Ayrogbá” como palestrante da noite e também a educadora Ebamy, Francelina Cruz.
O Encontro debateu as drogas (lícitas e ilícitas) na sociedade bem como as formas de prevenção. Lúcia Helena que é da cidade de Pedro Avelino-RN, em sua apresentação fez uma síntese dos programas governamentais existentes que auxiliam na prevenção e combate do uso das drogas bem como na realização de trabalhos de conscientização que devem acontecer na base familiar envolvendo escola.
Júlio César Ribeiro, enfermeiro técnico e funcionário da Secretaria de Saúde deu sua contribuição enfatizando que:  “O papel dos pais é importantíssimo. Eles devem ser vigilantes e saber com quem os filhos estão, para onde foram e para onde estão indo e com quem eles se acompanham.”
Wandja Lacerda, assistente social de Mossoró participou e disse aos presentes que o serviço público é bem equipado e que as famílias devem procurar o apoio desses serviços (municipal e estadual), para prevenir o uso das drogas e resgatar quem por ventura venha a cair no vício.

Ilê Asé sediará "Sirê" na noite de hoje (30)
A Platéia foi composta entre muitos, onde destacamos a presença de  familiares de José Jaime Rolim que homenageado no evento como Expedito de Souza (irmão), Ana Karine Rolim (filha) e Tania (viúva).
Durante encontro foram expostos os objetos pessoais, manuscritos, artigos religiosos, livros publicados e não publicados além de diversas fotografias da vida de José Jaime Rolim.
Hoje (30) pela manhã, aconteceu uma reunião interna com adeptos da religião, no Centro Ilê Ase  Dadjó Yá Omy Sabá” e na parte da noite, haverá “Sirê” com cantos e louvações aos Orixás em via pública, na rua Duque de Caxias, em frente ao “Ilê Asé” na Casa de Maria Pinheiro.
Apoiaram a realização do Evento: Voz de Areia Branca Comunicações, Souza, Toninho Cunha, Carine Amaral, Igor Cruz (Assessoria de Comunicação), Mariano Silva (Serviços Multimídia), Francisco Claúdio (Mossoró), Ramon Rodney (Fundação Areia Branca de Cultura), Klenison Kelps (Relator).


Fotos Encontro de Religião Matriz Africana














Expedito de Souza (irmão)



Nenhum comentário:

Postar um comentário