03 junho 2019

Francisco Wellington de Ogum fala sobre o Desrespeito com a Ymagem de YEMANJÁ em Areia Branca Rn!


Venho aqui agradecer de todo coração ao nosso irmão de fé Francisco Wellington de Ogum do Centro Espirita de Umbanda Xangâ Agojô na cidade de Mossoró por esta connosco nesta luta, só tenho a gradecer meu irmão. Juntos Somos Mais Fortes!


E aproveitando o momento para pedirmos aos órgãos públicos de Areia Branca – RN que olhe com carinho para o nosso povo de religião de Matriz Africana, o nosso povo é esquecido pelos órgãos públicos de nossa cidade, só somos lembrado no final de cada ano quando.
 
O Ilé Asé Dajó Ìyá Omí Sàbá realiza o Cortejo de YEMANJÁ que já é tradição em nossa cidade a vários anos, e para a realização deste evento é feita uma logística para acontecer o Cortejo, é passado uma relação para o poder público, para o mesmo colaborar com a cultura de nossa cidade. E mesmo assim não conseguimos o apoio necessário para a realização do cortejo de YEMANJÁ, esperamos que neste ano de 2019 possam olhar melhor para a nossa religião. Quero pedir também aos órgãos de nossa cidade para tomar uma providencia sobre o descaso e o desrespeito com a imagem de YEMANJÁ que existia na praia de Upanema, Obs (Sobre a estátua de YEMANJÁ ela não existe mais ela foi retirada do local oficial e foi jogada lá para uma parte deserta da praia de Upanema desde ano 2008, a pedido de dois vereadores da época, ano de 2008, eles fizeram um pronunciamento através dos microfones de uma rádio local onde usou de preconceito e descriminação a nossa Mãe Yemanjá, dizendo que “a imagem deveria ser colocada no fundo do quintal das casas dos adeptos das religião de umbanda e candomblé, e o pedido dos mesmo foi acatado pelo prefeito da época) Att. Não para colocar no fundo do quintal. O gestor executivo da época alegou que no local eles iam fazer uma praça, sendo que no local da praça tinha espaço suficiente para deixa a imagem, mais mesmo assim a Imagem de Yemanjá foi retirada de um local bem localizado na praia de Upanema e foi jogada no local deserto da praia a onda lá, serviu de lixão e de outras coisas, E hoje não existe mais nada desta imagem no local, Isso é uma falta de respeito com o nosso povo. Peço que olhem com mais carinho sobre a nossa imagem da grande Mãe Rainha do Mar YEMANJÁ

Texto de Mariano de Xangó.

Rua. Floriano Peixoto 80 – Centro.
CEP. 59.655-000 – AREIA BRANCA –RN
instagram @pai_jose_sao_jeronimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário