Click na foto abaixo para ver o vídeo
Leitura pública da moção de repúdio contra a vereadora Michele Collins, do Recife, lida no fechamento da Plenária geral dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matrizes Africanas, no FSM - Fórum Social Mundial 2018.
Foram duas as moções apresentadas, uma pelo Quilombo Cultural Malunguinho (esta que está sendo lida) e outra pelo Fórum de Mulheres Negras e Advogadas de Terreiro de Pernambuco.
A leitura ficou por conta do Ogan Dr. Édio Silva, um dos mais expressivos juristas negros deste país. A plenária aprovou por unanimidade e estes documentos, fazem parte da memória do Fórum Mundial. Como ofícios aprovados, também são documentos de grande relevância, que cobram coletivamente, por parte de todo povo de terreiro ali representado, que se faça justiça imediatamente.
Jamais calaríamos! Eu, Tiago Nago, que focamos até o final dos trabalhos exaustivos do evento, voltamos para Pernambuco tendo realizado grandes contribuições coletivas para subsidiar a luta em prol do extermínio do racismo em nosso Estado.
Todo Povo de Terreiro do Brasil, e também de fora dele, gritaram juntos #ForaMicheleCollins!
A luta continua, pois o país quer ver este caso ser julgado corretamente. Ela tem que ser penalizada pelos crimes de racismo, incitação ao ódio e danos morais coletivos, por ter escarneado e vilipendiado de nossa grande mãe Iyemojá, ferindo nosso orgulho religioso da forma mais difusa possível.
Firmes na luta! O nosso povo clama JUSTIÇA e RESPEITO!
Sobô Nirê Mafá Reis Malunguinho!!
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário