24 agosto 2017

A Prefeitura de Apodi/RN, por intermédio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMMIR), realizou nesta sexta-feira (18/08) a sua I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.





  



A Prefeitura de Apodi/RN, por intermédio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMMIR), realizou nesta sexta-feira (18/08) a sua I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial com objetivo de firmar o compromisso da Gestão Municipal e da sociedade apodiense com políticas de enfrentamento ao racismo e de atenção aos povos tradicionais (indígenas e ciganos) que vivem no Município. A Conferência serviu também para definir os princípios e diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e eleger a delegação do município para a IV Conferência Estadual.

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) orientou e apoiou a realização da Conferência que foi a primeira de todo o Estado.

A Coordenadora Mary Regina abriu a fala ao lado da Secretária Municipal da Mulher e Igualdade Racial, Valdênia Morais, da Vice-Prefeita Hortência Medeiros e dos Secretários Municipais Elmo Alves, Isiany e Sabino Neto.

"Apodi inicia essa longa caminhada que a COEPPIR estará fazendo por todo o Estado para garantir a realização das Conferências Municipais e Territoriais de Promoção da Igualdade Racial. Agradeço a toda a parceria e apoio da Secretária Valdênia e do Prefeito Alan Silveira e da Vice-Prefeita Hortência Medeiros nessa política que atende aos povos tradicionais e à população negra", afirmou a Coordenadora Mary Regina.

A Palestra Magna da Conferência foi proferida pela historiadora e ambientalista apodiense, Maria Auxiliadora da Silva Maia (conhecida por Dodora), que iniciou uma grande luta pela preservação do Ladejo de Soledade - sítio arqueológico localizado em Apodi/RN.

Também houve a apresentação cultural do Grupo de Capoeira do Município de Apodi.

Foram eleitos 8 delegados para participarem da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, sendo 4 (quatro) do Poder Público e 4 (quatro) da Sociedade Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário