29 dezembro 2015

O babalorixá Noamã Pinheiro da Casa de Cultura de Matriz Africana Ile Ase Dajó Ìyá Omí Sàbá confirma para o dia 31 de dezembro a realização do cortejo em homenagem ao orixá Iemanjá.

Cortejo reúne adeptos do candomblé no Cais de Areia Branca (Foto: Carlos Júnior)

O babalorixá Noamã Pinheiro da Casa de Cultura de Matriz Africana Ile Ase Dajó Ìyá Omí Sàbá confirma para o dia 31 de dezembro a realização do cortejo em homenagem ao orixá Iemanjá. A caminhada sai às 15h30 da rua Duque de Caxias, nº 362, no centro e vai até o Cais Tertuliano Fernandes, onde os religiosos embarcam em balsas que seguem até a foz do Rio Mossoró, onde entregam oferendas.

Iemanjá é a rainha das águas segundo a crença candomblecista. A caminhada que é tradicional no último dia do ano, tornou-se uma das maiores manifestações da religião de matriz africana em Areia Branca por reunir adeptos e praticantes de outras religiões.

O cortejo é o encerramento da festa do orixá. O início está marcado para o dia 29 as 19h com o 10º Encontro da Mulher, previsto para acontecer na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sinspumab), na rua Desembargador Filgueira, centro, e ritual público em no dia 30 a partir das 19h na sede da casa.

Histórico

A iniciativa surgiu no ano 2000 quando os religiosos do Ile Ase Dajó Ìyá Omí Sàbá resolveram caminhar pela cidade, encerrando no cais com a entrega de oferendas no encontro do rio com o mar.

Noamã Pinheiro explicou à reportagem que resolveu trazer a tradição para o centro da cidade por questões estruturais e de combate ao preconceito contra a tradição de origem africana.

Com o passar do tempo houve a crescente adesão de outras casas e aumentou o número de pessoas que vão ao cais da cidade para acompanhar o ritual que homenageia a divindade do candomblé.

Ouça entrevista concedida pelo babalorixá para a Rádio Costa Branca FM 104,3 na qual divulga detalhes do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário