17 julho 2015

Mãe Stella de Oxóssi, considerada uma das mais importantes líderes espirituais e defensoras da igualdade racial e do respeito mútuo entre as religiões, será convidada a integrar o Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares

Palmares convida Mãe Stella de Oxóssi para Conselho Curador

Mãe Stella de Oxóssi recebeu visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira, em abril deste ano (Foto: Janine Moraes)

Mãe Stella de Oxóssi, considerada uma das mais importantes líderes espirituais e defensoras da igualdade racial e do respeito mútuo entre as religiões, será convidada a integrar o Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O convite será feito pessoalmente pela presidenta da FCP, Cida Abreu, que visitará nesta sexta-feira (17) o terreiro da ialorixá, o Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (BA).

"A personificação da Mãe Stella simboliza a necessidade de afirmação e a resistência da população negra brasileira", destaca Cida Abreu. Durante a visita ao terreiro, a presidenta da Palmares fará um diálogo estratégico sobre o papel e os desafios da autarquia no contexto social e político atual, a fim de construir uma agenda permanente no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Nufac

Nesta quinta-feira, a partir das 19h, Cida Abreu participará da cerimônia de certificação dos alunos do projeto Nufac Candeal, no Candyall Guetho Square (BA). Lançado em 2012, o Nufac é uma ação da FCP que cria oportunidades de inclusão social e autonomia para jovens entre 15 e 29 anos. A iniciativa possibilita a capacitação profissional de jovens negros para o mercado da cultura. Já foram investidos cerca de R$ 10 milhões entre 2012/2013 com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

"O Nufac é um dos mais relevantes programas federais que visam a capacitação de jovens negros em situações de vulnerabilidade", afirma Cida Abreu. "Precisamos dar continuidade a este movimento. Por isso, estamos estudando a possibilidade de transformar esse Projeto em um Programa que dialogue com a agenda do enfrentamento ao extermínio da juventude negra", adiantou.

A segunda edição do programa, lançada em 2013, teve um prêmio de mais de R$ 1,5 milhão, distribuídos a nove projetos em diferentes regiões do país: Salvador Candeal, Salvador Rio Vermelho (BA), Distrito Federal, João Pessoa (PB), Codó (MA), Olinda (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ) e Anastácio (MS). 

Ainda em Salvador, Cida Abreu também participa de reuniões com os secretários de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, e de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, Josias Gomes.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Cultural Palmares

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Oração a Pai Xangó

Juntos Somos Mais Forte!

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguém reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento e manter viva a nossa historia"

Ass: Mariano de Xangó
mariano_xango@yahoo.com

O QUE SÃO OGÃNS?

O QUE SÃO OGÃNS?
Ser Ogam é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes. Ser Ogam é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos. Isso exige conhecimento, humildade, concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogam é o responsável pelo canto, pelo toque, pela sustentação, pela parte física e equilíbrio harmônico dos rituais. Diferente do que muita gente pensa, um Ogam pode incorporar, porém, a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais. Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ogam como pelas entidades de trabalho para os mais diversos fins