Origem
Pontos de Raiz: são aqueles ditados pelas entidades, que os trazem dos Planos Superiores onde habitam, fazendo dele sua chamada particular ou da falange que integra. Ativam uma linguagem espiritual referente aos sons que o ponto emite, estabelecendo uma conexão vibratória entre o plano físico e o plano espiritual. Tais pontos de forma nenhuma devem ser alterados, já que são direcionados e estabelecidos pela entidade ou falange para fins específicos.
Pontos Terrenos: São os pontos criados pelos encarnados para homenagear o Orixá, uma falange ou determinada entidade, sendo aceitos pelos Guias e Entidades desde que providos de razão e bom senso. Às vezes, porém, nos deparamos com pontos criados pelos encarnados que nos causam verdadeiro espanto, quando não tristeza. São composições "sem pé nem cabeça", destituídas de fundamento, com frases ingênuas e sem nenhum nexo, chegando algumas a denegrirem os reais valores umbandistas.
Execução
A corrente espiritual de um terreiro, ou seja, os guias, os protetores, esperam que todos entendam que os pontos cantados em verdade são o roteiro vibratório da gira. É o caminho vibratório por onde uma gira vai encaminhar-se. Pontos cantados adequados e harmonicamente cantados tornarão a gira tranquila, proveitosa e organizada, dando-se o contrário quando os pontos cantados forem inadequados e inabilmente entoados. Os "verdadeiros" pontos despertam a fé, a harmonia, o bom ânimo, o ajuste, etc.
Jamais os pontos cantados devem ser "gritados", entoados a plenos pulmões, ferindo a sensibilidade astral de quem a tenha e mesmo de quem não a tenha. Pontos cantados altos, gritados, ativam o ardor guerreiro, atávico, fetichista, atraindo esta classe de correntes de pensamento e espíritos.
O ponto cantado de raiz (dado por uma verdadeira Entidade) não se limita a atuar em certas pessoas através de reflexo condicionado. É importante que entendamos que a música é uma combinação harmoniosa de sons. Como sabemos pela ciência oficial, todo som tem frequência peculiar, tendo cor e emitindo, atraindo ou dissipando certas energias. Além dos aspectos místicos, o ponto cantado movimenta a magia de Umbanda.
Segundo o caboclo Sr. Sete Espadas, em sua 2ª obra, Umbanda - o Elo Perdido, em relação aos pontos cantados:
Procure entoar os pontos cantados adequadamente, sentindo-os e não apenas cantando-os. Sinta-os em sua alma e verá, surpreso, como você canta bem, como você está bem. O ponto cantado é o caminho vibratório por onde "anda" a gira. É o verbo sagrado, portanto entoe-os adequadamente, harmoniosamente...
Os pontos cantados mudam de ritmo e mesmo de freqüência de acordo com as Linhas Espirituais:
Vibração Espiritual de Oxalá - os sons são místicos, predispondo à paz e às coisas do Espírito.
Vibração Espiritual de Ogum - os sons são vibrantes.
Vibração Espiritual de Oxossi - os sons são imitações da harmonia da natureza.
Vibração Espiritual de Xangô - os sons são graves, isto é, são cantados "baixo".
Vibração Espiritual de Yorimá - os sons são dolentes, melancólicos.
Vibração Espiritual de Yori - os sons são alegres, predispondo ao bom ânimo.
Vibração Espiritual de Yemanjá - os sons são suaves, predispondo à renovação afetiva emocional.
Como estamos observando, o ponto cantado possui uma função ímpar dentro do ritual de Umbanda, devendo ser-lhe dada a devida atenção, pois estamos movimentando forças das quais poucos conhecem a existência.
O Ponto Cantado têm sua primeira divisão como:
Ponto da tribo ou Clã
Ponto de trabalho
Em ambas subdivisões acima, os pontos podem novamente se subdividir em:
Ponto de chamada
Ponto de apresentação (ou identificação)
O Ponto de apresentação pode ser dado, da mesma forma, de duas maneiras diferentes e aceitos como certos
Ponto da tribo ou Clã
Ponto de trabalho
Ponto de falange
Ponto cruzado
Defumador
Ordenação
Mão-de-Faca
Mão-de-Ofá
Cruzamento de Pemba
Batismo
Confirmação
Amacís
Casamento
Retirada de Vume
Ponto de demanda
Ponto de Maleime (pedido de perdão)
Ponto de subida
IMPORTANTE
O Ponto Cantado, nunca deve ser interrompido no meio, principalmente por terceiras pessoas. Os comentários sobre o Ponto Riscado ou sobre a inconveniência do Ponto Cantado, deverão ser postas ou comentadas por quem de direito, após o término dos mesmos.
Baianos
Baianos
Ponto de Despedida
Boiadeiros
Boiadeiro Navizala
João Boiadeiro
Venâncio
Caboclas
Cablocla Jussara
Cabocla do Mar
CABOCLA GUARACYRA
Cabocla Iara
CABOCLA IRACEMA
Cabocla Jandira
Cabocla Jupira
Cabocla Jurema
Cabocla Sete Flecheira
Caboclos
Caboclo Akuan
Caboclo Arruda
Caboclo Cachoeira
Caboclo da Pedra Preta
Caboclo do Rio
Caboclo Pena Branca
Caboclo Rompe Mato
Caboclo Serra Negra
Caboclo Sete Cachoeiras
Caboclo Sete Estrelas
Caboclo Sete Montanhas
Caboclo Sete Pedreiras
Caboclo Ubirajara
Caboclo Ventania
Pontos de Despedida
Ciganas
Cigana Cartomante
Cigana Celoi
Cigana da Praia
Cigana do Pandeiro
Cigana Esmeralda
Ciganas
Ciganos
CIGANOS
Crianças
Pontos de Despedida
Guardião
Exu Caveira
Exu Mirim
Guardião Arranca-Toco
Guardião Capa Preta
Guardião do Lodo
Guardião dos Rios
Guardião dos Sete Cruzeiros
Guardião dos Ventos
Guardião Gira Mundo
Guardião Mangueira
Guardião Marabô
Guardião Meia Noite
Guardião Rei das Sete Encruzilhadas
Guardião Sete Capas
Guardião Sete Cruzes
Guardião Sete da Lira
Guardião Sete Sombras
Guardião Toco Preto
Guardião Tranca Ruas
Guardião Tranca Tudo
Guardião Veludo
Tata Caveira
Guardiãs
Pontos de Linha
Guardia da Calunga
Guardiã Gira Mundo
Guardiã Rosa Vermelha
Guardiã Sete Encruzilhadas
Guardiã Sete Saias
Maria Farrapo
Maria Mulambo
Maria Padilha
Pomba Gira Cigana das Matas
Rainha da Praia
Rainha Domitila
Malandros
Maria Navalha
ZÉ PILINTRA
Marinheiros
Martin Pescador
Ponto de Linha
Ponto de Despedida
Orixas
Canto de Oxum
Canto de Xangô
Canto de Yemanjá
Yansã
Pretos Velhos
Ponto de Linha
Pai Ambrósio
Pai Chico da Luz
Pai Jeremias
Pai João
Pai Joaquim de Angola
Pai Joaquim de Xangô
Pai Luiz de Xangô
Rei Congo
Tio Antonio
Umbanda
Hino da Umbanda
Abertura da Gira
Fechamento de Gira
Defumação
http://www.maze.kinghost.net/pontos.aspx
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