15 novembro 2012

As Àyabás e a Maternidade


Por: Pai Paulo de Oxalá


Quando Olódùmaré criou o Àiyé (o mundo) e os Orixás, determinou que as Àyabás (Òrìsàs, mães Rainhas) fossem responsáveis pela fecundidade, pela riqueza e pela feminilidade. Cada um desses Orixás tem um domínio próprio.

Para Òsun (Oxum), ficou a responsabilidade pelas águas das cachoeiras, fontes, rios e pela fecundidade de todos os seres. Oxum é a dona do ovo (a maior célula viva) e do líquido amniótico (água que envolve o bebê no ventre materno). Oxum toma conta das crianças desde a gestação até elas aprenderem a falar. Para cultura yorubá, sem o consentimento de Oxum, não há gravidez.

Yánsàn (Yansã), divindade dos ventos e tempestades, também está ligada a maternidade, como pode ser comprovada pelo significado da expressão que dá origem ao próprio nome: "Ìyá omo mésàn òrun" (Yánsàn é mãe de nove crianças no céu). Yansã é a única que enfrenta e domina os Égúns (espíritos) com rituais específicos. Yansã protege as crianças contra os ohùn burús (coisas ruins).

Nàná ou Nàná Burúkú ou Nàná Bukú (Nanã), como é chamada no antigo Dahomé, é reverenciada também como o ancestre feminino dos povos fons, sendo mãe de Besen e Sapata. Na Nigéria, Besen é chamado de Oxumarê; e Sapata, de Omolu. Para os yorubás, Nanã é a grande sábia, por isso é ela que instrui as crianças passando-lhes o conhecimento da vida até a idade adulta.

Já Yemojá (Yemanjá) é a mãe de muitos Orixás, dentre eles Ogum, Oxossi, Oyá, Oxum, Xapanã e Oloxá. Ela é considerada a Rainha das Águas. Aqui, no Brasil, o culto a Yemanjá está relacionado ao mar. Yemanjá protege a criança e toda a família.

Para cultura yorubá, as gestantes são tratadas de forma especial, pois são vistas como "ìlóyún émí alafé"(grávidas de espíritos divinos). Quando um émí (espírito) é enviado para a terra, nasce com ele uma mãe e esta mãe merece culto, pois sem seu ventre, não seria possível a vida.

Ser mãe é algo tão mágico que acaba contagiando a todos que estão ao seu redor. Além disso, no momento em que a gestante começa a gerar o bebê dentro de seu ventre é como se tudo que ela desejou durante sua vida inteira estivesse ali. Por este motivo, ela acaba se sentindo realizada e passa a sentir um amor tão grande por aquela criança que mesmo sem tê-la ainda em seus braços, dispensa-lhe todos os cuidados e atenção possíveis.

Parabéns a vocês, grávidas aproveitem ao máximo cada segundo deste momento único. Agradeçam esta bênção divina e curtam toda a felicidade que está reservada para vocês! Wá kabó omodé! (Sejam bem-vindas, crianças!) Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário