06 março 2022

Estátua de Iemanjá foi alvo de vandalismo em Natal

 Restauração da estátua de Iemanjá pintada sem autorização em Natal deve durar uma semana

Autor da obra, Emanoel Câmara foi chamado pela Funcart para analisar situação da estátua e restaurá-la.


Por Inter TV Cabugi

02/03/2022 


Estátua de Iemanjá foi alvo de vandalismo em Natal —
Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

A restauração da estátua de Iemanjá, que foi vandalizada e pintada de preto durante o Carnaval, na Praia do Meio, em Natal, deverá durar uma semana, segundo informou o autor da escultura, o artista Emanoel Câmara.

O escultor foi até a praia da Zona Leste de Natal na terça-feira (1º), após ter sido chamado pela Fundação de Cultura de Natal (Funcart) para analisar a pintura realizada sem autorização. O vandalismo foi notado na manhã de segunda-feira (28).

Emanoel Câmara contou que levou três meses para esculpir a imagem em pedra calcária, instalada na praia em fevereiro de 2020. Ele conta que ficou triste ao ver o trabalho desrespeitado.

"Essa estátua não é minha, não é da prefeitura, é da comunidade. Ela é 100% de pedra, não tem ferro, nada compromete a obra a não ser esses estragos que algumas pessoas fazem nela. Estão faltando com respeito com o artista que construiu a estátua e muito mais com a comunidade", considerou.

Representantes de religiões de matrizes africanas no Rio Grande do Norte consideraram o ato como vandalismo e desrespeito. Iemanjá é considerada pelo Umbanda e a 
candomblé a rainha do mar.

A estátua mede 3,5 metros e pesa quase quatro toneladas. Ela substituiu uma obra que estava no local havia 20 anos, mas que apresentava estrutura degradada.


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário