25 novembro 2021

Segundo dia da Semana da Consciência Negra na cidade de Areia Branca -RN - 24/11/21


Quero aqui agradecer a prefeitura e a fundação de cultura de nossa cidade pelo apoio ao nosso povo de Religião de matriz Africana!

O dia 20 de novembro foi escolhido em alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão.  Lei nº 10.639. Além de estabelecer o Dia da Consciência Negra, o documento também inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo obrigatório das escolas brasileiras.


Fotos exclusivas

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Mesmo sendo uma data tão significativa, muitas pessoas não sabem o que é o Dia da Consciência Negra e qual a sua importância. Para entender isso, é importante voltar um pouco no tempo. No período colonial brasileiro, mais de 4 milhões de africanos foram trazidos para o país na condição de escravos. Aqui, eles foram forçados a renegar a sua cultura, religião, idioma e até mesmo o próprio nome. Também tiveram a sua mão de obra explorada, sendo forçados a trabalhar em lavouras, fazendas, mineração e no serviço doméstico.








Momento de emoção, gratidão e a certeza que ele estava ali comigo, na entrega das comendas que levam seu nome: JOSÉ JAIME ROLIM.


NOME: Mãe de Santo Kathia de OXALÁ.
NOME DO TERREIRO: 
Casa de Umbanda Pai José de Aruanda e Centro São Jerônimo

Um pequeno resumo da sua Historia dentro da Umbanda 
No ano de 1990, Káthia Cillene Cruz, foi á Casa de Umbanda Pai José de Aruanda com intuito de fazer um tratamento espiritual e encontrou a resposta através do saudoso Pai de Santo José Jaime de Xangô (in memoria), que fazendo a dispersão de tais energias negativas, A partir de então ela passou a fazer parte da Casa de Umbanda Pai José de Aruanda sob a orientação do Pai de santo José Jaime de Xangô ( in memoria), que passou a cuidar da sua cabeça espiritual (Ori) e lhe mostrar o caminho pelo qual deveria seguir. 
No iniciou do ano de 2010, o Pai de Santo José Jaime de Xangô (in memoria) nomeou Káthia de Oxalá ao cargo de Mãe pequena da casa (o segundo cargo dentro da hierarquia do terreiro), já a preparando para lhe substituir no futuro. 
Em 04 de setembro de 2010, com a partida do nosso mestre José Jaime de Xangô, a mesma assumiria de fato a Casa de Umbanda Pai José de Aruanda, onde se tornava Mãe de Santo Kathia de Oxalá ( Mãe Kathia) 
E hoje Mãe kathia de Oxalá está à frente da Casa de Umbanda Pai José de Aruanda e Centro São Jerônimo, tenho muito orgulho de ser seu filho de santo e ogã da nossa casa, e hoje Mãe Kathia está com a missão de levar a frente o legado que lhe foi deixado pelo o nosso saudoso Pai de Santo José Jaime de Xangô (in memoria). 

Deus não escolhe os capacidade ele capacita os escolhidos.

Texto de: Pai Ogã Mariano de Xangô!


Pedro Medeiros de Souza Pai Pedrinho ( in memoria), como era conhecido foi um dos primeiros sacerdotes de umbanda de Areia Branca, o fundador do Centro São Jerônimo e responsável por pra propagar a fé e a doutrina da Umbanda. Em nossa cidade sua primeira casa de culto de matriz africana ficava localizado no bairro Ilha, que posteriormente se mudou para a Rua: Duque de Caxias onde hoje fica localizado o maior Imports. Terminou seu legado onde hoje é localizado o Centro de Umbanda Pai José de Aruanda e São Jerônimo na Rua: Floriano Peixoto. Por suas casas passaram mais de cem filhos de santo, dos quais podemos falar do saudoso José Jaime, mãe Edu, Iracilde, Dona Inácia e tantos outros e outras que buscavam o Centro São Jerônimo, muitos buscavam carinho para a alma e um pouco de fé. Pai Pedrinho no ano de dois mil e um partiu deixando um legado de amor, fé e resistência a Umbanda e a fé nos orixás, Exus, Preto Velhos, caboclos, mestres e mestres de Jurema.
Te amarei hoje e sempre meu velho querido. 

(Um dia vamos nos encontrar na eternidade) 
Do seu filho Mariano de Xangô!



















































































































Fotos: PAI OGÃ MARIANO DE XANGÓ!



Meu sarava e minha bênçãos a todos.


Rua. Floriano Peixoto 80 – Centro.
CEP. 59.655-000 – AREIA BRANCA –RN
instagram @pai_jose_sao_jeronimo

PAI OGÃ MARIANO DE XANGÓ!
juntos somos mais fortes meus irmãos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário