31 outubro 2019

Comissão dos Povos de Terreiros de Areia Branca se reuniu neste dia 30 na Casa de Umbanda Emanuel Vaqueiro para discutir e formalizar idéias a respeito do movimento da Consciência Negra 2019 em nossa cidade, além de continuarmos a discussão sobre a construção da imagem de Yemonja em Areia Branca - RN!


A Comissão dos Povos de Terreiros de Areia Branca se reuniu neste dia 30/10/19 na Casa de Umbanda Emanuel Vaqueiro para discutir e formalizar idéias a respeito do movimento da Consciência Negra 2019 em nossa cidade, além de continuarmos a discussão sobre a construção da imagem de Yemonja em Areia Branca e outros encaminhamentos referentes a nosso povo. A reunião teve início com a fala da Mãe Lidiane de Oya que deu boas vindas a todos os presentes encaminhou a reunião que foi seguida pela pauta acima com as falas do Ogan Mariano a respeito da luta pela imagem de Yemonja em nossa cidade, imagem está que não estará ligada apenas as religiões de matriz africana, mas também ao fomento do turismo religioso e da economia local. Após alguns debates a respeito do descaso e desinteresse do poder executivo e legislativo de nossa cidade a respeito desta luta, entramos em comum acordo de acionar o ministério público para que está discussão seja levada adiante com respaldo jurídico, já que estamos percebendo o preconceito institucional disfaçado de regras e normas burocráticas por parte da gestão municipal e falta de coerência nas falas e "apoio" do legislativo. Seguimos a pauta da reunião tendo como norte o evento da consciência negra que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro em nossa cidade, evento este planejado pelo grupo da Força Jovem de Matriz Africana em comunhão com a comissão de terreiros. O nosso evento da consciência negra deste ano terá como tema "Africa-Brasil, a década internacional da afrodescendência e terá a seguinte programação:

Texto do Doté Azirisì Binho t'Aséssù (Representante da Comissão de Terreiros de Areia Branca, Força Jovem de Matrizes Africanas de Areia Branca e Coordenador Regional da REJOMATE/RN).




Recebi na Casa de Umbanda Emanoel Vaqueiro todo nosso povo axé,e a comissão de terreiros de Areia Branca-RN. Um momento de união de todas as casas de matrizes africanas, e programarmos sobre o dia da consciência negra e debater a construção da estátua de Iemanjá.

O momento foi único. Além da união,falamos do crescimento da força jovem de terreiros que vai levar uma programação extraordinária nos dia 18,19 e 20.

O evento do dia da consciência negra promete movimentar a cidade de Areia Branca, e mobilizar todas as casas de terreiros. Uma programação especial esperam por vocês.

( Palavras de Mãe Lidiane de Oya )


 Babá Yram, Mãe Lidiane e Ogã Mariano!






Estão de parabéns! Quero dizer que vcs podem contar comigo e com o NEAB. Eu gostaria de ter ido para dá uma proposta.

Vcs falaram do II Fórum de terreiros do RN dia 30 de novembro. Mas dia 20 de novembro acontece em Mossoró o I Fórum de terreiros de Mossoró e região. Inclusive virão dois ônibus de Natal e região para participar. 
Então, Areia Branca que é uma cidade representativa, mais ainda agora com essa luta pela estátua de Iemanjá, não pode ficar de fora! 
Proponho que dentro da programação de Areia Branca, vcs participem com a gente! Vai ter casas de toda região. 

A programação de Areia Branca poderia ser 19, 20 (com o Fórum em Mossoró) e 21, encerrando com uma louvação em Areia Branca. Me ofereço a participar da mesa com vcs, e também os membros do NEAB para dá algum minicurso formativo. 

É uma parceria! 
O I Fórum vai acontecer assim: 
Manhã - 10:00, Mesa debate na UFERSA.
Tarde - 13:30, Fórum debate no auditório da Estação das artes.
17:00 - Louvação à Baobá na praça do Teatro (todos os terreiros juntos. Já pensou, que coisa linda?).
É uma parceria. O primeiro ano. Nos próximos vamos organizando melhor as datas. 

Me comprometo a ver os ônibus para levar o pessoal de Areia Branca. E tem o almoço e lanche também. 
Aí queremos representantes de cada casa para participar da mesa. 
O Fórum será único, abrirá espaço para nós. Areia Branca pode abordar a construção da imagem de Iemanjá e já faz a divulgação. Vai ter cobertura da UERN TV e TCM. 

E aí gente, posso contar com vcs

(Palavras da Prof. da UENR Eliane Anselmo)




 Ogã Joab de Oxossi e Ogã Mariano de Xangó

 Da esquerda para direita, Mãe Kathia, Babá Yram, Mãe Lidiane, Ogã Mariano, Dote Robisom, Babá Noamã e Babá Jefersson!


 Ogã Mariano de Xangó, Mãe Lidiane e Mãe Kathia!


O Babálorixá Yram de Oxaguian e Ogã Mariano de Xangó!



Programação para o dia da Consciência Negra na Cidade de Areia Branca - RN.




- Dia 19/11 

° Blitz de divulgação no Largo do Geralda Cruz (Buraco do Tatú) das 08 às 11hs e das 14 às 16:30hs organizada pela FJMA. 

° Cortejo Afro pelas principais ruas da cidade as 17hs (FJMA e COMISSÃO DE TERREIROS).

° Louvação aos Pretos Velhos as 19hs no Largo do Geralda Cruz (FJMA e COMISSÃO DOS POVOS DE TERREIROS).


- Dia 19/11

° Visitas as escolas municipais e estaduais pela manhã e a tarde (FJMA).

°As 19hs Abertura oficial do evento (COMISSÃO DE TERREIROS) e apresentação cultural ''Africa-Brasil, um mar de histórias" (FJMA).

[Local a definir]


- Dia 20/11

° Café Comunitário as 08hs.

° Visitações, Amostras, Apresentações Culturais e Oficinas para comunidade em geral.

° Às 19hs Encerramento com a Roda de Jurema.

[Local a definir].




Outro ponto discutido na reunião foi o II Fórum Estadual que acontecerá no dia 30 de novembro em Natal onde as casas ficou de fazer sua mobilização para participar do evento tendo em vista a já disponibilidade do ônibus via Mandato do Deputado Souza.

Não havendo mais nada a tratar a reunião deu-se por encerrada com os agradecimentos e avisos necessários seguidas de uma pequena louvação aos orixás e aos Pretos Velhos e foi servido um lanche aos presentes.

Agradecemos a Mãe Lidiane e seus filhos pela acolhida e disposição de sua casa para nossa reunião, bem como aos Babás e Yias presentes e a cada um de vocês que estiveram conosco em mais este momento de luta e construção por uma sociedade justa, sem preconceito e intolerância e que Olorum e Yemonja nos abençoe e ilumine nossa caminhada.


Texto do Doté Azirisì Binho t'Aséssù (Representante da Comissão de Terreiros de Areia Branca, Força Jovem de Matrizes Africanas de Areia Branca e Coordenador Regional da REJOMATE/RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário