24 maio 2018

24 de maio – dia de Santa Sara de Kali e dia nacional do Povo Cigano!


Dia em que comemoramos o Dia Nacional dos Ciganos e o Dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo Cigano.




DIA DE SANTA SARA DE KALI



Santa Sara Kali é a padroeira dos ciganos e tem uma história muito interessante.

Por volta do ano 50 d.c, uma embarcação, que levava Maria Jacobina, Maria Salomé, Maria Madalena, Marta, Lázaro, Maximinio e Sara, uma serva negra, cruzava os mares. Eles fugiam das perseguições de Roma aos primeiros cristãos.

Foram atirados ao mar em uma barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Sara retirou o lenço da cabeça, chamou por Cristo. Prometeu que, se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca atravessou o oceano. Acabaram aporando em Petit-Rhône, hoje Saintes-Maries-de-La-Mer.

Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. É daí que vem a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço. Se se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Dar-te-ei um bonito lenço).

A sua história e os seus milagres fizeram-na Padroeira Universal do Povo Cigano. Por isto ela é festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de Maio. Vestida de azul, rosa, branco e dourado, adornada de flores, jóias e lenços coloridos, sua imagem é levada para as águas do mar. Recomenda-se acender para ela uma vela azul.

Embora seja uma santa da Igreja Católica canonizada em 1712, até hoje a própria Igreja omite o seu culto.

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar.



AS ENTIDADES CIGANAS


As entidades ciganas são símbolos de solidariedade. Suas virtudes são colocadas a serviço da humanidade e da caridade. São empenhadas e muito eficientes ao cuidarem do bem estar, da harmonia entre o físico, o mental e o espiritual. Também trabalham para uma saúde equilibrada que permeie todos os setores da vida, principalmente o amoroso e o financeiro.

Os cultos e oferendas para as entidades ciganas estão sempre ligados à natureza. Gostam de frutas, doces de frutas, vinho e água, por exemplo. Os trabalhos se valem dos quatro elementos sagrados da natureza e utilizam apenas a magia branca natural, como banhos, defumações e chás de ervas.

As entidades ciganas não costumam incorporar, preferem trabalhar encostadas e por isto são poderosas aliadas para simpatias e pequenos encantamentos, que podem ser feitos fora do assentamento, sem necessidade de um local preparado.

Através das entidades ciganas, que são entidades desencarnadas do povo que teve sua existência terrena entre as comunidades ciganas, podemos pedir por intervenção e confiar em sua força quando se trata principalmente de prosperidade financeira e causas amorosas aparentemente impossíveis, pois elas conhecem bem as curas espirituais para estes assuntos.

Honrando suas especialidades e reverenciando adequadamente as entidades ciganas, o mês de maio é especialmente propício para nos unirmos a elas em rituais, oferendas e trabalhos espirituais mais elaborados, para alcançarmos graças nos setores amoroso e de prosperidade financeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário