COEPPIR/RN
COEPPIR e Câmara Municipal de Macaíba comemoram Dia da Consciência Negra
A solenidade foi promovida pela Câmara em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (COEPPIR/SEJUC), coordenada por Mary Regina (Sargento Regina), que prestigiou a audiência, discursou e enfatizou para o público a importância de combatermos o preconceito e a discriminação racial, e de valorizarmos a cultura afro-brasileira em suas diversas vertentes, uma linha discursiva que foi amplamente aplaudida pelo público em geral e seguida pelos (as) demais oradores (as) que a sucederam.
Outros pontos de destaque dos discursos foram a solicitação de políticas públicas de promoção de igualdade racial na cidade (inclusive, com a criação de um conselho municipal), maior e melhor abordagem da história africana nas escolas locais e o respeito às manifestações religiosas de matriz africana.
Destaque também para a presença do presidente da Associação de Moradores da Comunidade Quilombola de Capoeiras, Manoel Batista, representantes de vários terreiros de religiões afro-brasileiras (Umbanda e Candomblé) atuantes em Macaíba, a exemplo da Casa de Oxum, Xangô de Agodô, Terreiro de Mãe Francisca e Ilê Axé de Oya e Xangô, além de representantes de povos ciganos e nativos (indígenas). A Prefeitura de Macaíba foi representada pelo coordenador de Comunicação Social, Sérgio Nascimento, oriundo de Capoeiras.
Sobre a questão do referido conselho, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto, que presenciou a audiência, relatou-nos após o evento que a sua pasta é totalmente favorável à criação de um conselho de promoção de igualdade racial em Macaíba e que vai buscar se articular e se reunir com as entidades representativas do município para consolidar essa criação.
Com relação à temática em questão, ressalta-se que a Câmara Municipal de Macaíba tem um presidente negro há dois mandatos consecutivos, vereador Gelson Lima. Vale pontuar também que já foi proposta, mediante projeto de lei de 2016, pela vereadora Dadaia Ribeiro, a adoção do dia 20 de novembro em Macaíba com um dia dedicado à celebração da cultura afro-brasileira, mais especificamente nas escolas.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário