29 setembro 2015

No ultimo dia 27/9 comemoramos a Ibejada, São Cosme, São Damião e Doum Na Tenda de Umbanda Pai Joaquim D´Angola e Exú Tiriri - em Limeira/SP.


No ultimo dia 27/9 comemoramos a Ibejada, São Cosme, São Damião e Doum.
Alegria, Amor, Caridade, Luz e Vontade foram as vibrações catalisadas e transmitidas a todos os presentes e ausentes que se conectaram conosco através da Fé!
Agradeço primeiramente a Mãe Zilda Dias Fernandes, Mãe Carine Fernandes, Pai Édney e toda Equipe da TUPJAET que não mediram esforços para que nossa homenagem fosse um sucesso!
Agradeço a todos que doaram um pouco do seu tempo, um pouco do seu dinheiro, muito da sua alegria e tudo da sua Fé para que os doces, bolos, refrigerantes fossem distribuídos a tantas crianças e quanta alegria pudemos proporcionar nesse dia inesquecível!
Agradeço a minha família sempre junto na nossa missão!
Agradeço aos irmãos e irmãs Dirigentes Espirituais de Umbanda e seus filhos que puderam vir participar conosco, Pai Gilberto Egidio Carbonari, Pai André, Mãe Carmem, Pai Márcio e meu querido filho, Pai Alexandre Deogum!
Agradeço ao CEDECA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente "David Arantes" de Limeira na presença do irmão Humberto Ramos e sua equipe que muito nos ensinaram e orientaram sobre as responsabilidades sociais.
Agradeço a Isabel Candido, Conselheira Tutelar pelo exemplo de amor e dedicação ao mais necessitado.
Agradeço ao amigo e irmão vereador Ronei Costa Martins Silva e sua esposa Ju Silva Martins, por sempre lutarem pela igualdade e respeito entre todos os cidadãos, mas principalmente pelo carinho e atenção a nossa comunidade.
Agradeço a irmã Rosangela Martims por sempre nos trazer a energia da Grande Mãe.
Agradeço ao querido amigo Diego Chagas, da Secretaria de Cultura, por sua presença e atenção em todos os momentos de nossa trajetória.
Agradeço ao também amigo e sempre irmão Julio César Do Amaral Amaral, representando a Secretaria da Saúde e Rede Social SENAC, por nos orientar e alertar sobre os riscos e consequências da Dengue, doença que deve ser combatida por todos nós, através de atitudes simples mas de extrema importância para o sucesso de sua prevenção!
Agradeço ao amigo Sr. Elzio dos Santos do Assentamento Elizabeth Teixeira.
Agradeço a todos os amados desconhecidos, que anonimamente ajudaram e fizeram possível a realização dessa linda homenagem as Crianças!
Agradeço aos Guias Espirituais, aos Sagrados Orixás, a Jesus e ao Criador de Tudo e de Todos por nos amparar nessa caminhada de Amor, Luz e Bençãos!

Saravá fraterno a todos!






Pai Evandro Fernandes e Julio César Do Amaral da Secretaria de Saúde e Rede Social Senac de Limeira.

Pai Evandro Fernandes e Humberto Ramos do CEDECA

Humberto Ramos do CEDECA e a Conselheira Tutelar Isabel Candido







Pai Evandro Fernandes
Dirigente Espiritual da Tenda de Umbanda Pai Joaquim D´Angola e Exú Tiriri 

Limeira/SP
14 anos de caridade!

23 setembro 2015

Desfile Civico em puxinãna de ontem contra preconceito e intolerância religiosa



Vejam que exemplo mais que positivo de organização do povo de terreiro em Puxinanã no interior da Paraíba.

A bela luta contra a intolerância religiosa naquela cidade é digna de Palmas. Parabéns Rafael Dofono D Iemanja e todos seus parceiros neste processo. Vocês mostraram a força que a Jurema e o axé tem!

Os aguardo domingo no Kipupa. Vamos celebrar juntos.
 
 
  
 

 
 
 
 
 


 


 
 
 
 
 
 
 
O blog Mariano de Xangó parabeniza a todo povo de Axé

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) repudia verementemente os ataques desferidos contra comunidades tradicionais de matriz africana em todo o Brasil.

Nota de repúdio

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) repudia verementemente os ataques desferidos contra comunidades tradicionais de matriz africana em todo o Brasil.

Recentemente, ataques motivados pela violência religiosa foram praticados contra casas de matriz africana nas cidades de Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas, no estado de Goiás, mas sabemos que estes não são casos isolados.

Também há pouco tempo, o país ficou chocado com o ataque a uma família brasileira praticante de uma religião de matriz africana no Rio de Janeiro. Uma criança foi apedrejada, o que evidencia o grau de violência envolvida no acontecimento. O motivo da agressão é, tão somente, que essa família integra uma comunidade que segue as tradições e visões de mundo africanas que vieram para as Américas no período escravista e que permanecem vivas no Brasil até hoje, compartilhadas por milhões de pessoas.

Outro caso recente envolveu o falecimento de Mãe Dede de Iansã, na Bahia, uma senhora já idosa, que sofria agressões sistemáticas de pessoas que a acusavam de praticar uma seita demoníaca. O infarto que Mãe Dedé sofreu é interpretado como resultado da tristeza e sofrimento causado pela situação. Independente da causa mortis dessa liderança tradicional, a SEPPIR lamenta essa perda, e aponta o componente racista desses ataques muitas vezes interpretados apenas como intolerância religiosa.

O povo brasileiro tem liberdade de culto assegurada desde a República Velha, no século XIX. Mas as práticas religiosas de povos e comunidades de matriz africana e de terreiros seguiram sendo reprimidas e desvalorizadas. Por décadas foi exigido que casas tradicionais tivessem registro na polícia para permissão de funcionamento, por exemplo. Essa condição de segunda cidadania explicita o racismo contido nos ataques feitos a essas comunidades, crime que vai além da tolerância ou não a uma prática religiosa.

Os povos tradicionais de matriz africana e de terreiros se reconhecem como unidades de resistência cultural no país. Esses coletivos se caracterizam pela manutenção de um contínuo civilizatório africano no Brasil, constituindo territórios próprios marcados pela vivência comunitária, pela ajuda mútua, pelo acolhimento e pela prestação de serviços sociais.

A SEPPIR, por meio da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, envidará esforços para que sejam apurados os fatos dessas e de outras agressões sofridas por esses povos e suas comunidades, que são importante patrimônio cultural do Brasil e da humanidade. É fundamental que o país esteja unido para enfrentar o racismo em todas as suas manifestações, como forma de construirmos uma sociedade democrática e sem discriminação racial.

Confira a nota também no site da SEPPIR: goo.gl/EkQid2

Foto: Toninho Oliveir/Prefeitura de Campinas (Fotos Públicas
 
 

21 setembro 2015

Ação de plantio de mudas no Pq. Ecológico do Jd. Aeroporto.

A Umbanda mostrando para toda sociedade que nós amamos e preservamos a Natureza!
Ontem, dia maravilhoso! 
Mais Árvores!
Mais Natureza!
Mais Vida!
Mais Umbanda!













Na manhã desse domingo, nós da comunidade umbandista, participamos da ação de plantio de mudas no Pq. Ecológico do Jd. Aeroporto - Limeira.
Evento promovido pela secretaria do meio ambiente, representada pelo Sr. Tiago, Grupo de escoteiros da Escola Padre Maurício, Associação de Moradores do Jd. Aeroporto e Senac de Limeira, representada pelo irmão Júlio César.
Estiveram presentes a Tenda de Umbanda Pai Benedito de Aruanda e Boiadeiro Zé do laço de Nova Odessa, de Pai Alexandre de Ogum, a Tenda de Umbanda Caboclo Samambaia e Vó Joana de Capivari de Mãe Cíntia, e nós da Tenda de Umbanda Pai Joaquim D'Angola e Exú Tiriri.
Obrigada á todos que puderam participar, e contribuir para essa ação de grande importância para toda a comunidade. Axé!


O Blog Mariano de Xangó Parabeniza a ação de vocês para um Mundo melhor.
Muito Axé pra todos.

No último sábado, dia 12/09/2015, estive no Santuário Da Umbanda Fugabc, na tenda da Casa De Pai Benedito

No último sábado, dia 12/09/2015, estive no Santuário Da Umbanda Fugabc, na tenda da Casa De Pai Benedito, para realizar minhas obrigações para Pai Oxalá e Ibeji (Cosme e Damião). Durante a obrigação para Oxalá, tive a honra de ter como padrinhos meus queridos irmãos João Rodolfo Linares e Maria Aparecida Linares, representada lindamente pela zelosa e carinhosa madrinha irmã Neide Santana. Muita emoção fazer parte dessa linda família, ser consagrado pelas mãos de Babá Dirce, ao lado de irmãos maravilhosos e amparado pela incrível aura espiritual dessa casa santa!
Sou agora também filho de Babá Dirce, de Pai Ronaldo, sou ainda mais feliz e eternamente grato por essa oportunidade!
Viver a Umbanda é um aprender constante e eu estou aprendendo muito como filho dessa casa!
Muito obrigado à todos!
Saravá fraterno!
Palavras do Pai Evandro de Ogum