23 outubro 2012

Características da personalidade dos filhos do orixá Oxumarê

Oxumaré é sincretizado a São Bartolomeu e homenageado a 24 de agosto. É o orixá que se mostra presente em cada mudança que fazemos em nossa vida.

Oxumarê é simbolizado como cobra e arco-íris

Oxumaré, como todo orixá, tem seu lado divino e humano, mas é ainda mais intenso em brilho e mistério. Assim como a Fênix renasce das cinzas após arder em seu maior fogo, Oxumaré se mostra presente em cada mudança que fazemos em nosso comportamento sobre a vida e nos reflexos dessas mudanças quando reorganizamos o ambiente de trabalho ou de casa.


Diz sua lenda que, quando em vida terrena, Oxumaré previa tudo o que ia acontecer. Tão grande era seu poder que era impossível viver normalmente, por isso os deuses o afastaram dos homens e o permitiam retornar à Terra a cada três anos. Por isso Oxumarê dá a seus filhos a capacidade de reflexão profunda e a visão de futuro dos grandes empreendedores. Às vezes, a ostentação da riqueza, do pote de ouro ao fim do arco-íris. A soma de paciência, determinação e ambição dão um caráter misterioso como o de Oxumaré aos seus filhos que têm este orixá de cabeça.

Acredita-se que os filhos de Oxumaré herdem, também, características andróginas e a alternância entre atividades tipicamente femininas ou masculinas, realizando ambas com muito esmero e sucesso. O símbolo da sexualidade livre é o arco-íris e o orixá costuma ser associado aos movimentos GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) e à luta de seus integrantes por reconquistar um espaço que lhes foi tomado pelo preconceito tão dominante atualmente.

Um de seus símbolos é o arco-íris, que dá passagem para o sol após a chuva e, em termos mais amplos, mostra-nos que temos a nosso alcance todas as cores, todas as ferramentas, para mudarmos nosso dia-a-dia para melhor: Devemos aprender com ele a abandonar ideias velhas e inadequadas e sempre experimentar as coisas novas, sem medo de errar, pois esta é uma mudança constante e inevitável, presente em todo o universo e representada, também, pela serpente que às vezes engole a própria cauda, mas nunca cessa seu movimento em espiral, essencial a vida na terra.

São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém; se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumarê, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade. Saiba mais sobre as características dos filhos de Oxumaré visitando a página dedicada a este orixá em nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário