11 maio 2012

A Umbanda - Fé Cristã



                    A Umbanda é ou não Cristã?

Bem, existem aqueles que defendem a idéia de que a Umbanda não poderia ser cristã, pois esta seria uma religião baseada nos cultos afros. Dentro da visão desses irmãos, apesar do respeito que demonstram, Jesus Cristo é apenas uma figura simbólica, relacionada através do sincretismo criado pelos negros ao Orixá Oxalá, naqueles tempos em que a Coroa Portuguesa, através do poder da Igreja, impunha aos escravos sua fé trazida da Europa. E aí, com o passar do tempo e com a associação dos cultos afros ao espiritismo e ao próprio catolicismo, teria nascido a Umbanda no Brasil.


Já os que defendem a idéia da Umbanda como um culto cristão, baseiam-se principalmente nas palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas que em 15/11/1908 informou aos presentes que estava iniciando ali, um novo culto, chamado Umbanda, onde espíritos de negros e índios poderiam praticar a caridade. Disse também que esta nova religião trabalharia baseada nos Evangelhos de Cristo e que teria como Mestre Supremo: Jesus.


Então, como poderíamos saber qual corrente tem mais razão. Vejamos:


Estamos no início do século XXI, mais precisamente em 2006 (118 anos depois da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel). Porque então os umbandistas continuam com a imagem de Cristo no local mais alto do congá? Afinal de contas não existe mais feitor, sinhozinho ou capitão-do-mato. Nem a perseguição policial que ocorria no início do século XX. Mas estamos lá, ajoelhando, orando e pedindo diante de Sua imagem. Simples, porque no íntimo da grande maioria dos filhos de fé, Cristo é sem dúvida, o Ser de maior expressão espiritual que passou neste orbe. Não bastasse isso, é extremamente comum observarmos nossas Entidades, em especial os Pretos-Velhos, clamando forças a zin Nosso Sinhô Jesus Cristo. Teriam esses Guias de Luz, medo do sinhozinho? Ou da Igreja Católica? Não, claro que não. Eles pedem a Jesus com imenso respeito e devoção, assim como rogam aos Orixás, pois sabem que assim poderão nos conduzir à trilha que nos leva ao Pai. Além dos Vovôs e Vovós, isso é muito fácil de se perceber numa gira de baianos ou boiadeiros, que rogam a Nosso Senhor do Bonfim e a Bom Jesus da Lapa. Até quando tratamos com Exus de Lei, estes demonstram um respeito e um carinho especial ao “Nazareno”. Alguns o chamam até de“o Coroado” e se mostram satisfeitos em ter enxergado a importância em trabalhar baseado nos ensinamentos d’Ele.


Se não bastasse isso, existe um sem-número de pontos cantados que nos remetem à figura do Messias... “Abre a porta ó gente, que aí vem Jesus, e ele vem cansado com o peso da cruz...”, “Preto-Velho quando vem, ele vem aos pés da cruz, vem trazendo proteção para os filhos de Jesus...” “Jesus nasceu, padeceu e morreu...”, “Seu cavalo corre, sua espada reluz, sua bandeira cobre todos filhos de Jesus...”, entre outros.


Sem contar as preces utilizadas, inclusive o Pai Nosso Umbandista, baseado no Pai Nosso ensinado pelo Mestre há 2000 atrás.


Quanto à relação da Umbanda a outros segmentos, notamos forte influência católica e kardecista (ambas religiões cristãs), somada a cultura e fé afro (influência dos espíritos de negros escravos e de ex-participantes destes cultos que vieram a se tornar umbandistas).


Respeitando a visão de todos os filhos desta linda religião, porém, baseado nessas e em outras tantas questões que poderiam ser formuladas, somadas ainda às palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas,particularmente creio sim numa Umbanda CRISTÃ, universalista e cheia de fé nos Orixás, Guias e Protetores Espirituais.


O objetivo do texto não é criar polêmicas ou discussões, até porque seriam em vão, já que cada pessoa tem o direito de pensar e acreditar no que quiser, mas apenas de colocar alguns pontos que às vezes passam despercebidos mesmo durante os debates. E, além disso, tenho a certeza de que, acreditando N’Ele ou não, Jesus ampara a todos, assim como os Orixás, que independente até do credo da pessoa, estão sempre abertos a trabalhar em prol da caridade.


Que o Mestre Jesus Cristo, chamado carinhosamente por nós de Pai Oxalá, nos cubra com Vosso Manto Sagrado, envolvendo-nos com as energias que Ele traz do Pai Universal - Deus (ou Zambi, Olorum, Tupã,...).


Texto de Sandro da Costa Mattos

10 maio 2012

Pontos Cantados



Pontos Cantados

Dentro da ritualística de Umbanda, os pontos cantados são indispensáveis. São verdadeiras preces cantadas, que expressam a fé, a mística, a magia da ritualística de Umbanda. Mas hoje em dia, infelizmente, existe muita adulteração. Antigamente - e mesmo hoje, em raros templos de Umbanda - nossos mentores os ensinavam, cantando-os durante as giras. Quando uma Entidade Espiritual (Caboclo, Pai-Velho, etc.) ensina um ponto cantado, dizemos que o mesmo é de raiz.

Origem


Pontos de Raiz: são aqueles ditados pelas entidades, que os trazem dos Planos Superiores onde habitam, fazendo dele sua chamada particular ou da falange que integra. Ativam uma linguagem espiritual referente aos sons que o ponto emite, estabelecendo uma conexão vibratória entre o plano físico e o plano espiritual. Tais pontos de forma nenhuma devem ser alterados, já que são direcionados e estabelecidos pela entidade ou falange para fins específicos.

Pontos Terrenos: São os pontos criados pelos encarnados para homenagear o Orixá, uma falange ou determinada entidade, sendo aceitos pelos Guias e Entidades desde que providos de razão e bom senso. Às vezes, porém, nos deparamos com pontos criados pelos encarnados que nos causam verdadeiro espanto, quando não tristeza. São composições "sem pé nem cabeça", destituídas de fundamento, com frases ingênuas e sem nenhum nexo, chegando algumas a denegrirem os reais valores umbandistas.

Execução

A corrente espiritual de um terreiro, ou seja, os guias, os protetores, esperam que todos entendam que os pontos cantados em verdade são o roteiro vibratório da gira. É o caminho vibratório por onde uma gira vai encaminhar-se. Pontos cantados adequados e harmonicamente cantados tornarão a gira tranquila, proveitosa e organizada, dando-se o contrário quando os pontos cantados forem inadequados e inabilmente entoados. Os "verdadeiros" pontos despertam a fé, a harmonia, o bom ânimo, o ajuste, etc.

Jamais os pontos cantados devem ser "gritados", entoados a plenos pulmões, ferindo a sensibilidade astral de quem a tenha e mesmo de quem não a tenha. Pontos cantados altos, gritados, ativam o ardor guerreiro, atávico, fetichista, atraindo esta classe de correntes de pensamento e espíritos.

O ponto cantado de raiz (dado por uma verdadeira Entidade) não se limita a atuar em certas pessoas através de reflexo condicionado. É importante que entendamos que a música é uma combinação harmoniosa de sons. Como sabemos pela ciência oficial, todo som tem frequência peculiar, tendo cor e emitindo, atraindo ou dissipando certas energias. Além dos aspectos místicos, o ponto cantado movimenta a magia de Umbanda.

Segundo o caboclo Sr. Sete Espadas, em sua 2ª obra, Umbanda - o Elo Perdido, em relação aos pontos cantados:


Procure entoar os pontos cantados adequadamente, sentindo-os e não apenas cantando-os. Sinta-os em sua alma e verá, surpreso, como você canta bem, como você está bem. O ponto cantado é o caminho vibratório por onde "anda" a gira. É o verbo sagrado, portanto entoe-os adequadamente, harmoniosamente...

Os pontos cantados mudam de ritmo e mesmo de freqüência de acordo com as Linhas Espirituais:
Vibração Espiritual de Oxalá - os sons são místicos, predispondo à paz e às coisas do Espírito.
Vibração Espiritual de Ogum - os sons são vibrantes.
Vibração Espiritual de Oxossi - os sons são imitações da harmonia da natureza.
Vibração Espiritual de Xangô - os sons são graves, isto é, são cantados "baixo".
Vibração Espiritual de Yorimá - os sons são dolentes, melancólicos.
Vibração Espiritual de Yori - os sons são alegres, predispondo ao bom ânimo.
Vibração Espiritual de Yemanjá - os sons são suaves, predispondo à renovação afetiva emocional.

Como estamos observando, o ponto cantado possui uma função ímpar dentro do ritual de Umbanda, devendo ser-lhe dada a devida atenção, pois estamos movimentando forças das quais poucos conhecem a existência.

O Ponto Cantado têm sua primeira divisão como:
Ponto da tribo ou Clã
Ponto de trabalho

Em ambas subdivisões acima, os pontos podem novamente se subdividir em:
Ponto de chamada
Ponto de apresentação (ou identificação)

O Ponto de apresentação pode ser dado, da mesma forma, de duas maneiras diferentes e aceitos como certos
Ponto da tribo ou Clã
Ponto de trabalho
Ponto de falange
Ponto cruzado
Defumador
Ordenação
Mão-de-Faca
Mão-de-Ofá
Cruzamento de Pemba
Batismo
Confirmação
Amacís
Casamento
Retirada de Vume
Ponto de demanda
Ponto de Maleime (pedido de perdão)
Ponto de subida

IMPORTANTE

O Ponto Cantado, nunca deve ser interrompido no meio, principalmente por terceiras pessoas. Os comentários sobre o Ponto Riscado ou sobre a inconveniência do Ponto Cantado, deverão ser postas ou comentadas por quem de direito, após o término dos mesmos.

Baianos

Baianos

Ponto de Despedida

Boiadeiros

Boiadeiro Navizala

João Boiadeiro

Venâncio

Caboclas

Cablocla Jussara

Cabocla do Mar

CABOCLA GUARACYRA

Cabocla Iara

CABOCLA IRACEMA

Cabocla Jandira

Cabocla Jupira

Cabocla Jurema

Cabocla Sete Flecheira

Caboclos

Caboclo Akuan

Caboclo Arruda

Caboclo Cachoeira

Caboclo da Pedra Preta

Caboclo do Rio

Caboclo Pena Branca

Caboclo Rompe Mato

Caboclo Serra Negra

Caboclo Sete Cachoeiras

Caboclo Sete Estrelas

Caboclo Sete Montanhas

Caboclo Sete Pedreiras

Caboclo Ubirajara

Caboclo Ventania

Pontos de Despedida

Ciganas

Cigana Cartomante

Cigana Celoi

Cigana da Praia

Cigana do Pandeiro

Cigana Esmeralda

Ciganas

Ciganos

CIGANOS

Crianças

Pontos de Despedida

Guardião

Exu Caveira

Exu Mirim

Guardião Arranca-Toco

Guardião Capa Preta

Guardião do Lodo

Guardião dos Rios

Guardião dos Sete Cruzeiros

Guardião dos Ventos

Guardião Gira Mundo

Guardião Mangueira

Guardião Marabô

Guardião Meia Noite

Guardião Rei das Sete Encruzilhadas

Guardião Sete Capas

Guardião Sete Cruzes

Guardião Sete da Lira

Guardião Sete Sombras

Guardião Toco Preto

Guardião Tranca Ruas

Guardião Tranca Tudo

Guardião Veludo

Tata Caveira

Guardiãs

Pontos de Linha

Guardia da Calunga

Guardiã Gira Mundo

Guardiã Rosa Vermelha

Guardiã Sete Encruzilhadas

Guardiã Sete Saias

Maria Farrapo

Maria Mulambo

Maria Padilha

Pomba Gira Cigana das Matas

Rainha da Praia

Rainha Domitila

Malandros

Maria Navalha

ZÉ PILINTRA

Marinheiros

Martin Pescador

Ponto de Linha

Ponto de Despedida

Orixas

Canto de Oxum

Canto de Xangô

Canto de Yemanjá

Yansã

Pretos Velhos

Ponto de Linha

Pai Ambrósio

Pai Chico da Luz

Pai Jeremias

Pai João

Pai Joaquim de Angola

Pai Joaquim de Xangô

Pai Luiz de Xangô

Rei Congo

Tio Antonio

Umbanda

Hino da Umbanda

Abertura da Gira

Fechamento de Gira

Defumaçãohttp://www.maze.kinghost.net/pontos.aspx

Mês de Pretos Velhos



Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho (AUMBANDHAM - alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda,rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome da vitória que está por vir.

São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

Os Pretos Velhos: Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.

Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios.


07 maio 2012

Umbandista, que tal refletir um pouco????


Para aqueles que acham que a Umbandista não deve se envolver com a política,vou repassar uma informação para analisarmos:
Este ano os evangélicos de Curitiba estarão novamente realizando o evento chamado “MARCHA PARA JESUS”. Pois bem a Prefeitura de Curitiba esta disponibilizando cerca de R$ 140.000,00 para a organização do evento, R$ 96.000,00 como emendas apresentadas por 3 vereadores na Câmara Municipal (R$ 32.000,00 cada uma),e o restante será complementado via  Gabinete do Prefeito.
Agora vamos estabelecer uma comparação:
Ano passado a FUEP (Federação Umbandista do Estado do Paraná) realizou o 2º Festival Paranaense de Curimbas, somente com R$ 10.000,00 (patrocínio da Itaipu), trouxemos o Coral ABRAÇA UMBANDA do Rio de Janeiro, lotamos o Guairão, etc...
Este anos estamos organizando o 2º SEMINARIO DE CULTURA E CIDADANIA UMBANDISTA, estamos tentando junto a órgãos oficiais e cessão de 8 passagens e 8 diárias de hotel, para palestrantes de convidados, pedido este que não chegaria a um custo de R$ 4.000,00, sabem o que conseguimos???? NADA
Parabéns aos nossos irmãos evangélicos,  que há muito tempo entenderam que todos os segmentos da sociedade, inclusive o religioso, fazem  parte da vida política do País.
Será que não esta passando da hora de nós umbandistas também pensarmos seriamente nisto??
Será que não é hora de termos representantes Umbandistas, comprometidos com a causa nas esferas políticas, não para lutar contra ninguém, mas sim para fazer valer nossos direitos???
Vários umbandistas dizem que não votariam em um candidato umbandista, eu também não votaria penas por ele ser umbandista, mas este fato já seria um ponto a favor.  Uma pessoa integrada ao movimento, preocupada com a religião, com certeza mereceria minha atenção.
Pensem nisto, pois senão acabamos esquecendo nossa religião e fortalecendo as outras, pois se não votamos num umbandista, com certeza estaremos votando num católico, num evangélico, etc....
Só uma ultima informação, quem e de Curitiba já parou para analisar a dificuldade que é tirar um alvará para um terreiro?? O custo disto??
O Alvará de um terreiro e mais difícil e mais caro para se tirar que o de um boteco...
Desculpem novamente o desabafo, mas esta na hora de colocarmos a discussão política em pauta na Umbanda....

Marco Boeing – ASSEMA/Curitiba

06 maio 2012

Umbanda Branca


A Umbanda Branca trabalha com sete linhas, que são faixas de vibração espiritual, cada qual sendo representada e chefiada por um orixá. Cada linha é subdividida em falanges, que por sua vez se subdividem em subfalanges, por sua vez divididas em bandas. As bandas se ramificam em sete legiões, repartidas em sete sublegiões. Estas, por fim, subdividem-se em sete povos.
  1. linha chefiada por Oxalá e também é denominada linha de Santo, pois abrange os santos da Igreja Católica em geral.
  2. linha é a linha de Iemanjá, que engloba as ondinas, caboclas do mar e outras entidades relacionadas à água.
  3. linha do Oriente ou de São João Batista, é formada por médicos, sacerdotes, hindus etc.
  4. linha de Oxóssi, é a composta de caboclos e caboclas, ou seja, índios, sendo comandada por São Sebastião.
  5. linha de Xangô-Agodô, comandada por São Jerônimo, trabalha Santa Bárbara, caboclos e pretos-velhos.
  6. linha de Ogum ou São Jorge, que lidera caboclos, pretos-velhos e soldados romanos.
  7. linha Africana ou de São Cipriano, onde trabalha todo o povo da Costa do Congo, de Angola e todo povo da África.
1 - Linha de Oxalá
Esta linha é constituída de Espíritos de pessoas que na Terra tiveram grande sentimento religioso.
Está constituída da seguinte forma:
  • Legião de Santo Antonio
  • Legião de Cosme e Damião
  • Legião de Santa Rita
  • Legião de Santa Catarina
  • Legião de São Expedito
  • Legião de São Francisco
  • Legião de São Benedito
A missão das suas Falanges é catequizar os maus Espíritos da Linha de Quimbanda , e arrastá-los à prática do bem.
2 - Linha de Yemanjá
  • Legião das Sereias - Chefe OXUM
  • Legião das Ondinas - Chefe Nanãburuque
  • Legião das Caboclas do Mar - Chefe Indaiá
  • Legião das Caboclas dos Rios - Chefe Iara
  • Legião dos Marinheiros - Chefe Tarimá
  • Legião dos Calungas - Chefe Calunguinha
  • Legião da Estrela Guia - Chefe Maria Madalena
As Falanges destas Legiões tem por missão proteger as criaturas do sexo feminino e desmanchar trabalhos de Magia Negra , feitos no Mar e nos rios.
3 - Linha de Xangô-Kaô - ORIENTE
  • Legião dos Hindus - Chefe ZARTU
  • Legião dos Médicos e Cientistas - Chefe José de Arimatéia
  • Legião dos Arabes e Marroquinos - Chefe Jimbaruê
  • Legião dos Japoneses , Chineses e Mongóis - Chefe Ori do Oriente
  • Legião dos Egípcios , Astecas e Incas - Chefe Inhoarairi
  • Legião dos Indios Caraibas - Chefe Itaraiaci
  • Legião dos Gauleses , Romanos e outras raças Européias - Chefe Marcus I
As Falanges destas Legiões estão incumbidas de ensinar aos habitantes da Terra, coisas para eles desconhecidas. São grandes Mestres do Ocultismo.
4 - LINHA DE OXOSSI
  • Legião de Urubatão
  • Legião de Araribóia
  • Legião do Caboclo das 7 Encruzilhadas
  • Legião dos Peles Vermelhas - Chefe Águia Branca
  • Legião dos Tamoios - Chefe Grajaúna
  • Legião dos Guaranis - Chefe Araúna
  • Legião da Cabocla Jurema
Suas Falanges praticam a caridade, doutrinam os irmãos sofredores , fazem curas e aplicam a medicina herbanaria.
5 - LINHA DE XANGÔ AGODÔ
  • Legião de Iansã (ou Inhaçã) - chefe Santa Bárbara
  • Legião do Caboclo do Sol e da Lua - chefe Caboclo do Sol e da Lua
  • Legião do Caboclo da Pedra Branca - chefe Caboclo da Pedra Branca
  • Legião do Caboclo do Vento - chefe Caboclo Ventania
  • Legião do Caboclo das Cachoeiras - chefe Caboclo Cachoeirinha
  • Legião do Caboclo Treme Terra - chefe Caboclo Treme-Terra
  • Legião dos Pretos Velhos - chefe Quenguelê
Suas falanges são o povo da Justiça , ampara os humildes e os humilhados.
6- LINHA DE OGUM
  • Legião do Povo do Mar - chefe Ogum Beira Mar
  • Legião do Povo dos Rios - chefe Ogum Iara
  • Legião do Povo das Matas - chefe Ogum Rompe Mato
  • Legião do Povo Africano - chefe Ogum Megê
  • Legião dos Escravos de várias raças - chefe Ogum Naruê
  • Legião Povo de Exú - chefe Ogum Malei
  • Legião do Povo de Nagô - chefe Ogum Nagô
Esta Linha é das grandes demandas , são os defensores de todos os Umbandistas , quando estes estão no caminho certo e da caridade.
7 - LINHA DO POVO AFRICANO - PRETOS VELHOS
  • Legião do Povo da Costa - chefe Pai Cabinda
  • Legião do Povo do Congo - chefe Pai Congo
  • Legião do Povo de Angola - chefe Pai José
  • Legião do Povo de Bengela - chefe Pai Bengela
  • Legião do Povo de Luanda - chefe Pai Francisco
  • Legião do Povo de Guiné - chefe Zum Guiné
  • Legião do Povo de Moçambique - chefe Pai Jerônimo
Esta linha é também denominada de Linha Africana , conhecem todos os trabalhos de Magia da Umbanda e empregam todos os rituais na prática da caridade em benefício daqueles que o procuram.

01 maio 2012

Tradicional casa de candomblé Ilê Asé Dajó iyá Omy iémójá Sabá promove culto público e apresenta novos adeptos

No último Sábado (28), o Ilê Asé Dajó iyá Omy iémójá Sabá (Casa da força e Justiça da mãe das águas Iemanjá ), comemorou em via publica um Sirê (Danças, cantos e ritmos) para os adeptos do candomblé e umbanda de nossa cidade.
De acordo com o Balaborisá Noamã Pinheiro, objetivo do Siré é a realização de uma cerimônia aberta ao público onde o Ilê Asé de Iemójá Sabá apresentou cincos novos yawôs (iniciados no candomblé).
Foi uma cerimônia simples e o interesse maior era envolver os adeptos e simpatizantes do candomblé, mostrando assim um verdadeiro ritual fundamentado na Matriz Africana.
O culto aconteceu na rua Duque de Caxias, em frente a tradicional casa de candomblé areia-branquense e contou com a participação de outros babalorisás desta cidade e de Mossoró. Atendendo a convite de Noamã Pinheiro, 













Muito Axé pra Todos

MÊS DOS PRETOS VELHOS




 O mês de maio é dedicado na Umbanda aos Pretos Velhos, mas afinal quem serão estas entidades, que se manifestam em nós 
 e nos dão tanta paz e ensinamento que aliviam nossas dores?

Talvez por terem passado pelas águas da Umbanda, porém sabe-se que não são poucos os sacerdotes e sacerdotisas que 
 manifestam estas entidades com freqüência para atender aos que necessitam de suas palavras confortantes e seus passes fluídicos, 
 que através de gostosas baforadas de cachimbos ou com benzimentos com ervas como arruda, alecrim e guiné, curam dores do corpo e 
 da alma.
 Milagre? Não! Apenas energia positiva de antepassados que viveram nesta terra e voltam para nos trazer mais ensinamento.
Dentro da visão africanista iorubana, são eguns, assim como os orixás que eles cultuam também são divinizados, o que nos 
 justifica chamá-los de orixás brasileiros, afinal são divinizados e cultuados.  Pai José de Aruanda, Pai Benedito, Mãe Maria Conga, Pai 
 Jacob, Vovó Rita, Vovó Serafina, Vovó Sebastiana, Vovô Serafim, Pai Mante, Pai Zé do Congo, enfim são inúmeras falanges que nos 
 cercam e tanto tem confortado nossas famílias.
Muitas vezes, pessoas que não pertencem a religiosidade afro-brasileira buscam o conforto espiritual ou mesmo cura para 
 diversos males com estas entidades que não se manifestam apenas em terreiros ou templos, muitas vezes no lar do médium.  Sempre 
 haverá um médium em algum lugar do planeta para dar passagem a estas forças tão nobres destes espíritos de luz, para nos acalentar 
 e ajudar-nos a solucionar a solucionar nossos problemas.

Estas entidades não cobram pelos "serviços" são cristãs e propagam a caridade acima de tudo, talvez por isto alguns ambiciosos 
 não os aceitem, porém é muito pequeno o número deste, a grande maioria, mesmo não se manifestando com estas enérgicas, os 
 respeitam.

Não somente a Umbanda cultua Pretos Velhos, também o Omolokô, Batuque e outros cultos espalhados pelo Brasil, reverenciam 
 estas queridas entidades.

A imagem do Preto Velho nos serve para lembrarmos de que mesmo tendo sido mal tratados pela sociedade eles igualmente 
 os silvícolas, retornam a vida terrena não para vingança, mas para nos trazer amor e compaixão, aquela que não lhes deram quando 
 viviam neste plano astral, mostrando de que nada adianta ser mal, pois a lei do retorno é certa, e somente praticando a caridade é que 
 o ser humano entendera de fato a compaixão, não como um ato de misericórdia, mas sim um gesto de humanismo e de evolução.