22 julho 2013

Meu povo de Terreiro de Planaltina DF


Meu povo de Terreiro de Planaltina DF, nosso próximo encontro com a comunidade será dia 25/07/2013, às 19:30hs, no ginásio de funções múltiplas ao lado da Administração Regional de Planaltina DF. Serão discutidas as nossas ações sobre a Caminhada pela Paz do Povo de Terreiros, desfile do Aniversário da cidade e EXPOPLAN/2013. Sua presença será muito importante para o sucesso de todos e todas.

QUEM CONFIA JAMAIS CAMINHA SÓ.

21 julho 2013

Presidenta Dilma recebe representantes do movimento negro

Sexta-feira, 19 de julho de 2013 às 19:00 (Última atualização: 19/07/2013 às 19:32:27)


Presidenta Dilma Rousseff durante reunião com representantes do movimento negro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na tarde desta sexta-feira (19) representantes do movimento negro. Os temas abordados no encontro fazem parte da agenda do movimento para a promoção da igualdade racial no Brasil. De acordo com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, um dos principais aspectos da reunião com os movimentos foi a reafirmação do compromisso do governo federal com ações para combater a discriminação racial.

“A presidenta reafirmou que as ações afirmativas e, mais especificamente a das cotas, constituem um elemento central na luta pela promoção da igualdade no Brasil”, disse a ministra. Entre outras medidas, também serão instituídas agendas específicas entre as organizações do movimento negro e o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial com alguns ministérios para discussão de temas específicos.

Para Valdeci Pedreira do Nascimento, do Instituto Odara da Mulher Negra, o encontro com a presidenta foi extremamente positivo. “O acolhimento da presidenta foi fundamental… Positivo o movimento sentar, chegar num mínimo de unidade no sentido de apresentar essas proposições, considerando inclusive a reforma política como uma das ações estruturantes e de mudanças relevantes que devem acontecer no nosso país, como também apresentar as avaliações positivas e apontar as negativas e garantir desdobramentos num conjunto de ações que para nós são prioritárias, e ouvir da presidente um compromisso dela em promover a igualdade no país, com todos os desafios que tem”, afirmou.

Edson França, da União de Negros pela Igualdade (Unegro), também avaliou positivamente o encontro e falou a respeito das proposições feitas à presidenta. “Trabalhamos alguns eixos que consideramos importantes, tendo como ponto focal a reforma política”, disse.

19 julho 2013

RAMON RODNEY EDMUNDO DE SOUZA Presidente da Fundação Areia Branca de cultura AREIA BRANCA-RN



NOTA DE AGRADECIMENTO!

VENHO AQUI AGRADECER PRIMEIRO A DEUS TER ME DADO O DOM DA VIDA E DA ARTE, AGRADEÇO AO APOIO E A CONFIANÇA DA PREFEITA LUANA BRUNO POR ACREDITAR EM MIM E NA MINHA CAPACIDADE DE PROMOTOR CULTURAL QUE É UMA DAS MINHAS PROFISSÕES GRAÇAS A DEUS, AGRADEÇO AOS VEREADORES: SANDRO GÓIS, JOÃO PAULO BORJA, ALDO DANTAS,ALDERI BATISTA, DJALMA SOUZA, DUARTE JUNIOR, NETINHO CUNHA, JOÃO DE BEGUINHO , TONHO DA CHOAB, ANTONIO CARLOS E NAZARENO POR TER VOTADO NAS LEIS DE INCENTIVO , POR TEREM DADO ESSE PASSO EM PROL DE NOSSA CLASSE QUE SÓ QUEM GANHA É O POVO EM GERAL, NÓS ARTISTAS AGRADECEMOS AOS LEGISLADORES DE NOSSA CIDADE E ESTAMOS CIENTES DE QUEM NOSSOS REPRESENTANTES ESTÃO CUMPRINDO SEUS PAPEIS VOTANDO EM LEIS QUE TRAGAM O PROGRESSO DA NOSSA TERRA EM FAVOR DOS ARTISTAS, AGRADEÇO TAMBÉM AOS ARTISTAS PRESENTES QUE FORAM EM MASSA , AS CASAS DE MATRIZ AFRICANA MUITO BEM REPRESENTADAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO JUNTO A FUNDAÇÃO AREIA BRANCA DE CULTURA, A EQUIPE DA FUNDAÇÃO QUE MAIS UMA VEZ FEZ E SABE FAZER PORQUE FAZEM COM AMOR ASSIM COM EU, VENHO EM PUBLICO ASSIM COMO VIM CONVOCAR VOCES PARA IRMOS A CÂMARA MUNICIPAL DE AREIA BRANCA FAZER PARTE DESE DIA QUE VAI ENTRAR PARA OS ANAIS DA HISTORIA, A CIDADE ESTA DE PARABENS PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E OS ARTISTAS DA SALINESIA E VAMOS QUE VAMOS...

ABRAÇOS Á TODOS 
BEIJO NO CORAÇÃO DOS AMIGOS QUE GOSTO E QUERO BEM

RAMON RODNEY EDMUNDO DE SOUZA
Presidente da Fundação Areia Branca de cultura
AREIA BRANCA-RN





RAMON RODNEY DA OXUM
MUITO AXÉ PRA TODOS 

16 julho 2013

Oxira Mãe Oxum ora iê iêu mamãe oxum"


"Ao atravessar um rio, eu fiquei a imaginar...
Onde é que este rio poderia me levar?
Cheguei então no mundo da imaginação,
Encontrei a cachoeira, onde o rio começava...
E lá do céu um lindo eco se ouvia,
Era um cantar suave...
Era oxum se banhando ao amanhecer do dia.
Ora ie ieu mamãe oxum".

Oxum: Orixá feminino de origem iorubá, bastante cultuado no brasil, onde sua imagem é quase sempre associada à maternidade, sendo freqüentemente invocada através da carinhosa expressão "mamãe oxum".
Oxum é o nome de um rio em oxogbo, região da nigéria. É ele considerado a morada mítica do orixá. Oxum é destacada como dona da água doce e, por extensão, de todos os rios e cachoeiras.
Oxum tem a ela ligado o conceito de fertilidade, assim como iemanjá e oxalá. Tem a responsabilidade de zelar tanto pelos fetos em gestação como pelas crianças recém nascidas, até que estas aprendam a falar. Certa confusão pode estabelecer-se entre as funções de oxum e as de iemanjá, já que dividem o poder sobre a maternidade.
Iemanjá é a mulher adulta e madura, na sua plenitude. É a mãe dos orixás, sendo estes sempre adultos. Apesar de não ter a idade de oxalá, não é jovem. Há uma diferença de geração entre ela e seus filhos e, nas funções que assume como matriarca.
É a que tenta manter a família unida, a que arbitra desavenças entre personalidades contrarias, é a que chora, pois os filhos adultos já saem debaixo de sua asa e correm mundo, afastando-se da unidade familiar básica.
Para oxum, então, foi reservado o posto da jovem mãe, da mulher que ainda tem algo de adolescente, ao mesmo tempo que é cheia de paixão e busca objetivamente o prazer.
Sua responsabilidade em ser mãe se restringe às crianças e bebês. Começa antes até, na própria fecundação, na gênese do novo ser, mas não no seu desenvolvimento como adulto.
Oxum também tem como um de seus domínios a atividade sexual e a sensualidade em si.
Oxum representa a feminilidade, a gravidez e a mãe de todas as crianças que não falam.
Oxum preside a devoção e o amor materno.
Senhora das águas doces, rios, riachos, lagos, é símbolo da busca constante dos valores familiares.
Oxum, deusa do amor, da candura, da brisa fresca, da alegria, da fartura e da riqueza.
Senhora do perene amor e dos valores excelsos, sempre pronta e dadivosa para doar aos seus filhos de fé, toda a virtude de que é detentora.

Cor a ser mentalizada: Amarelo ouro

O que ser mentalizado: Cachoeiras, correnteza de rios e córregos de água doce.

Elemento: Água (água potável, água doce)

Cântico: Suaves, (pedindo proteção) e doces.
Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira de um rio
Colhendo lírio, lírio é
Colhendo lírio, lírio a
Colhendo lírio pra enfeitar nosso congá.

Guias: As guias de oxum são amarelo ouro de cristal. Em nossa casa branca padronizamos a guia de cristal nº 8. São feitas em múltiplos de 7 de forma a contornar o plexo solar. Esta guia só pode ser usada pelos médiuns que se afinam de uma forma incomum com esta energia, após entendimento e conversa com os zeladores, e deve nascer após a quinta obrigação: (os dois orixás), que é dada pelos zeladores da casa e sob sua responsabilidade.

Características de seus filhos: Pensativos, elegantes, charmosos, atenciosos, trabalhadores, espertos, os filhos de oxum tem um que doce no olhar. São pessoas extremamente sensíveis e de choro muito fácil. Dóceis, amáveis, carinhosos, sequiosos de amor, justiça e paz interior. São realistas, com os pés eternamente no chão, muito determinados, como é determinada a água que corre nos rios e cachoeira.

Dia em que se comemora oxum: 08 de dezembro (de acordo com o calendário oficial de umbanda).

Dia da semana: Sábado

O que pedir a este orixá: Proteção na gestação, fertilidade, amor, riqueza (interior), paz no lar, saúde e firmeza nos negócios e finanças.

Flores: Lírios, rosas amarelas, cravos amarelos e todas as flores que tenham a cor amarelo-ouro.

Frutas: Banana ouro, caqui, sapoti.

Ervas: Alamanda, colônia, oriri da oxum, ipê amarelo, mal me quer, erva cidreira, tinhorão, agrião do pará, camomila, arnica, bananeira.

Bebidas: Água potável, mel, sumo de suas próprias ervas e furtos, champanhe.

Mineral: Ouro
Dança de seus filhos: Como se estivessem jogando água em si próprios, com as mãos para cima, imaginando se banhando num rio ou cachoeira.

Saudação: "ora iê iêu mamãe oxum" .

Força da natureza: A fluxo das águas dos rios e córregos, e a mansidão dos lagos de água doce.

Oferendas: Todas as vezes que os zeladores ou direção espiritual da

A casa perceberem a necessidade de um filho fazer uma oferenda para um orixá, lhe será dado o pedido e marcado o dia a ser feito.
Pontos

Mamãe oxum salve a sua cachoeira (bis)

Que vem descendo lá do alto da pedreira (bis)
Oh como é linda a cachoeira de oxum
Está guardada por soldados de ogum.

Mamãe oxum, ajoelhada na cachoeira (bis)
Ora iê iê mamãe oxum (bis)
Olhai por todos os filhos seus.

Eu vi mamãe chorando
As suas lágrimas se derramando
Malei me, peço malei me
Deixa minha umbanda melhorar.

13 julho 2013

06 julho 2013

Homenagem a Lindinalva de Paula, Coordenadora Nacional de Gênero do CEN, na III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.



É impossível conviver com a força, com a garra, com a verdade e não gerar mudanças em nossas vidas. Fazer História não é fazer ação social é transformar a vida de seus pares através das lutas por Igualdade Racial, de Gênero e Política. Homenagem a Lindinalva de Paula, Coordenadora Nacional de Gênero do CEN, na III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Negona, você nos Representa!!!!

05 julho 2013

I COMPIR – CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE LIMEIRA-SP


1ª COMPIR - Conferência Municipal de Promoção de 
Igualdade Racial de Limeira. Realizada dia 29/06/2013 na 

Câmara Municipal de Limeira. Etapa preparatória para a III 

Conferência Nacional de Políticas de Igualdade Racial. Foram 

discutidos temas como: Trabalho e Renda, Educação, 

Cultura, Saúde, Juventude, Comunidades Tradicionais (Afro-

brasileiras, Ciganas, Árabes, Palestinas, Judaicas, indígenas, 

dentre outras), Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais. 

Dia especial onde tivemos a oportunidade de cantar o Hino 

da Umbanda no plenário da Câmara Municipal de Limeira e 

apresentar o convite para a reunião de oficialização do 

Congresso Nacional da Umbanda que será realizada no dia 

17/08/2013 na Câmara Municipal de São Paulo. Agradeço a 

participação da equipe da Tenda de Umbanda Pai Joaquim D

´Angola e Exú Tiriri que prestigiou o evento.












Postado por Pai Evandro Fernandes 

01 julho 2013

Festa de Pai Xangô

Festa de Pai Xangô 2013 na Casa de Umbanda pai José de Aruanda que fica localiza na cidade de Areia Branca R/N





















































Muito Axé pra todos