31 agosto 2011

A TV umbandista do portal Giras de Umbanda.

TV Giras.



Clique na tela ao lado e assista aos programas da TV Giras. Nossa programação diária você pode conferir abaixo.

A TV Giras transmite programas sobre a Umbanda, videos de festas, documentários, entrevistas, etc.

Nossa programação é variada e somente com vídeos exclusivos que não se encontra em outros sites, existem transmissões de trabalhos inteiros, com mais de uma hora de duração, que mostram ritos e festas umbandistas na íntegra, confira nossa programação abaixo:



06 horas
Trabalho de Mata

09 horas
Ritual de Casamento
12 horas
Festa de Ogum

15 horas
Batizado e Caboclos
17 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê

20 horas
Bate Pronto, entrevista
21 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião

23 horas
Rito Exu


06 horas
Bodas de Prata

09 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião
12 horas
Trabalho de Mata

15 horas
Ritual de Casamento
17 horas
Festa de Ogum

20 horas
Batizado e Caboclos
21 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê

23 horas
Rito Exu


06 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião

09 horas
Trabalho de Mata
12 horas
Ritual de Casamento

15 horas
Festa de Ogum
17 horas
Batizado e Caboclos

20 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê
21 horas
Bate Pronto, entrevista

23 horas
Rito Exu


06 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê

09 horas
Bodas de Prata
12 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião

15 horas
Trabalho de Mata
17 horas
Ritual de Casamento

20 horas
Festa de Ogum
21 horas
Batizado e Caboclos

23 horas
Rito Exu


06 horas
Festa de Ogum

09 horas
Batizado e Caboclos
12 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê

15 horas
Bodas de Prata
17 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião

20 horas
Trabalho de Mata
21 horas
Ritual de Casamento

23 horas
Rito Exu


06 horas
Batizado e Caboclos

09 horas
Olubajé, a festa para Obaluaê
12 horas
Bodas de Prata

15 horas
Festa  de Oxalá no Cosme e Damião
17 horas
Trabalho de Mata

20 horas
Ritual de Casamento
21 horas
Festa de Ogum

23 horas
Rito Exu


06 horas
Ritual de Casamento

09 horas
Festa de Ogum
12 horas
Batizado e Caboclos

15 horas
Olubajé, a Festa para Obaluaê
17 horas
Bate Pronto, entrevista

20 horas
Festa de Oxalá no Cosme e Damião
21 horas
Trabalho de Mata

23 horas
Rito Exu

30 agosto 2011

Professora umbandista sofre intolerância religiosa em escola pública



Maria Cristina Marques
Esta é uma notícia daquelas que me fazem ferver o sangue.
Uma professora de escola pública, umbandista, foi proibida de lecionar sobre a África aos seus alunos. Por quê? Por que a diretora, evangélica, e os pais de alunos evangélicos acham ruim que ela tenha dado uma aula sobre um livro de umbandismo.
Maria Cristina Marques, professora de Literatura Brasileira da Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé – RJ, tentou lecionar sobre o livro “Lendas de Exú”, de Adilson Martins — que é uma obra recomendada pelo Ministério da Educação. Diz ela, em notícia-crime ao Ministério Público, que ela teria sido proibida pela diretora da escola, Mery Lice da Silva Oliveira, evangélica da Igreja Batista, de lecionar naquela unidade.
Depois do episódio, ela chegou a ser ameaçada pelas mães de alunos evangélicas a não dar mais aula sobre a África.
“Acusam-me de dar aula de religião. Não é verdade. No livro ‘Lendas de Exu’, de Adilson Martins, há histórias interessantes, são ótimas para trabalhar com os alunos. Li os contos, como se fosse uma contadora de histórias, dramatizando cada uma delas. Praticamos Gramática, e os alunos ilustraram as histórias de acordo com a imaginação deles. Não dá para entender por que fui tão humilhada. Até mães de alunos, evangélicas, me proibiram de falar sobre a África”.
Maria Cristina Marques, professora, 48 anos
Acho questionável ensinar um livro de umbanda numa sala de aula pública, mas sendo homologado pelo Ministério da Cultura é até aceitável. Não gostei mesmo foi das atitudes dos evangélicos nesse caso. Ô povinho desgraçado quem vê o diabo em todo lugar!

O Culto dos Caboclos Africanos na Umbanda


Companheiros espirituais ainda pouco conhecidos na Umbanda, os Caboclos Africanos são en­tidades fortes, fiéis e muito alegres.  Eles vieram das profundas selvas afri­canas, do dos antigos quilombos brasi­lei­ros e das distantes ilhas do Caribe.
Quando chegam no terreiro soltam seus gritos de guerra: “Huia!”, “Hu­huia!”, “Hui!”.  Gostam de trabalhar com bom charuto, cachimbo, pembas co­loridas e ervas medicinais.  Sentam-se no chão, olham fundo nos olhos dos consulentes, cumprimentam com força e passam muita confiança.
A maioria destes espíritos apre­senta influências bantu na linguagem, roupagem e modos.  A sensação é que estamos falando com um Preto Velho, mas sem a presença do banquinho e das palavras doces.  Os Caboclos Afri­ca­nos usam linguagem mais firme, ex­pressões mais coloridas e palavras me­nos simbólicas.  Vão direto ao assunto. 
Pai Manuel da Serraria, velho um­bandista e juremeiro, dizia com seu humor habitual:
- “Esses caboclos parecem uma mistura de exu, caboclo e preto velho mandingueiro tudo junto. Que gente grande essa...”
Excelentes combatentes, guerrei­ros do Axé e da luz, muito invocados para desmanchar demandas e feitiços. Eles conhecem os mistérios da ciência da Mpemba (pemba) e dos encanta­mentos do Mpolo Mpemba (pó de pemba), que utilizam no corte das ener­gias negativas com muita destreza. Também usam fubá de milho, carvão, farinha e café para de­senhar seus sig­nos mágicos no chão. Nas giras não dispensam a fabricação de patuás, amuletos e outras man­din­gas de tra­dição para ajudar os neces­sitados.
Costumam di­vidir-se espiri­tual­men­te em sólidas famílias ou clãs como na Mãe África.  A mais co­nhe­cida é a dos “Arranca”, gru­po arredio de luta­dores das ma­tas, que literalmente arrancam as mazelas e miasmas astrais dos lugares e pessoas. 
Seus integrantes mais conhecidos são: Arranca-Toco, Arranca-Cruzeiro, Arranca-Pemba, Arranca-Estrela, Arranca-Caveira, Arranca-Pimenta, Arranca-Cobra, Arranca-Feitiço, Arranca-Calunga, Arranca-Sepultura, Arranca-Folhas e Arranca-Dificuldade. 
Esta família é predominantemente masculina e não devemos confundir os “Arranca” Africanos com seus irmãos nativos brasileiros que também pos­suem o nome arranca (Caboclo Arranca-Toco, por exemplo).
A magia dos felinos está bem repre­sentada na pessoa do poderoso Pan­tera Negra Africano (parente espiritual do Caboclo Pantera Negra, um tra­dicional caboclo de Umbanda) e sua Falange.  Outros caboclos africanos tra­ba­lham sob o glorioso estandarte da Família Malê, levantado bem alto a espada da vitória e cortando a cabeça do dragão da escravidão (moral, espi­ritual e material), como os Africanos Mussurumi, Lele Mussurumi e Assu­mano.
Na Família dos guerreiros Congos e Angolas estão os Africanos: Azambuja, Calungueiro, Macalé, Mezala e Zam­bará. A chefia da tropa está sob a lide­rança de Pai Simão Africano, como di­zem os mais velhos.
As Caboclas Africanas são autên­ticas amazonas.  Mulheres que lutavam com facão, lança e porrete ao lado dos homens. As mais famosas, que ainda baixam nas giras, são: Africana Rosa, Africana Maria, Africana Rosária e Afri­cana Matamba. Detalhe interessante: o culto aos Caboclos Africanos é mais popular no sul do Brasil, Argentina e Uru­guai, regiões que receberam grande influência da cultura do negro bantu.  Terreiros de Umbanda Cruzada do Rio Grande do Sul, que trabalham com a tradição do Batuque, conhecem bas­tante as mirongas destas entidad es.
LITURGIA: Cores simbólicas (para velas, pa­nos e toalhas de oferendas): vermelho, branco, preto e roxo (pos­suem bastante influência dos Orixás Ogum, Omulu e Obaluaiê). 
GUIAS: predominantemente de sementes e dentes de animais ou nas cores acima mencio­nadas.
COMIDAS E OFE­REN­DAS TÍ­PI­CAS: fei­joa­da, ovos cozi­dos e tempera­dos com pimenta branca, ba­na­­nas, laran­jas e outras frutas do­ces. Ta­ba­cos for­tes (charuto e fu­mo de corda), ma­rafo, Bomba (marafo com pólvora, pimenta mala­gueta e pó de pemba.  Observação: a Bomba não se bebe, se oferenda!), marafo ou vinho tinto preparado ervas medicinais e vinho branco.
ACESSÓRIOS DE GIRA: costu­mam vestir, sempre que o Terreiro permite, chapéu de palha, lenços no pescoço, colares (guias de trabalho) e lenços na cabeça (africanas).



           PONTOS DE CHAMADA DA LINHA:
Na linha de africano
Ninguém pode atravessar.
Ô segura a pemba ê ê,
Ô segura a pemba ê á,
Ô segura a pemba ê ê,
Ô segura a pemba no congá.
A bananeira que plantei na meia-noite
Tinha seu toco na beira do terreiro.
Eu quero ver africano firmar ponto,
Eu quero ver africano feiticeiro!
Aí vem Jesus navegando no mar,
É o Povo Africano que vem trabalhar.


PONTO DE LOUVAÇÃO DA LINHA
O meu pai vem baixando de Aruanda
Para saravá os filhos da Umbanda.
Ele é Africano, ele é feiticeiro,
Vem trabalhar em nosso terreiro!


PONTO GERAL DE
CABOCLO AFRICANO*
No mato tem um toco
Queimado por um raio,
Sou caboclo africano,
Bambeio, bambeio
Mas não caio!

CUIDADO SINHÁ*
Cuidado sinhá menina,
Por onde pisa no mato,
Caboclo africano avisa
Pra tomar muito cuidado!

PONTO DE DESPEDIDA
África lhe chama,
Africano vai embora,
Vai com Deus,
E nossa Senhora!
(* Pontos de Caboclo Africano na
Linha Boi do Mato, Macaya
de Santo Antônio da Jurema).

27 agosto 2011

Eu quero ser Médium - Sacerdote Umbandista


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As pessoas que desejam descobrir suas qualidades, dons e atribuições mediúnicas deve antes de qualquer coisa, entender que para ser  no futuro uma Médium responsável e cumpridor das suas obrigações o mesmo deve antes estudar a cartilha primária, a fim de aprender o alfabeto da espiritualidade que o credenciará no futuro a estudos mais avançados, mais complexos da  construção do seu Sacerdocio.
O médium precisa começar o seu desenvolvimento mediúnico orientado pelas lições básicas e antes de estar interessado em saber quem é seu Pai ou Mãe, quem são suas entidades e quando vai começar a dar passagem para os mesmo, tem que primeiro se conhecer e conhecer bem toda a doutrina e ritos que constroem a Umbanda.
O homem pode tornar-se engenheiro, advogado, médico ou magistrado, mas para isto, leva anos de estudo e preparação. Cada um tem que se adaptar a regras, normas e procedimentos correspondentes a suas funções e áreas de atuação. E antes deles pensarem em “Ser” eles tem que se transformar no que desejam. E tudo começa pela alfabetização.
E não é diferente na caminhada espiritual e na corrente de caridade Umbandista. Muitas pessoas se apressam ou são indevidamente orientadas. Levando muitas pessoas a se acharem que são isto ou aquilo só por que participaram deste ou daquele curso de orientação.
Os cursos são importantes, pois nos permite adquirir conhecimentos e compartilhar experiências que outra já viveu. Mas cada um deverá construir sua própria historia, na pratica e na convivência. Sem o exercício da transformação interior que deverá ser promovida pela conscientização religiosa e aceitação de quem se é de fato, ninguém vai saber identificar e se sentirá bem na pratica da religiosidade.
E talvez neste ponto que faça com que muitos fiquem mudando de templos ou grupos e abrem suas casas com a mesma rapidez que elas se fecham. Os vícios, a falta de alto conhecimento e pratica da religiosidade durante o desenvolvimento mediúnico levam inúmeras pessoas serem vencidas pelas dificuldades e barreiras que a própria religiosidade e o Sacerdocio nos impõem.
Somente o aprimoramento mediúnico, que só será adquirido na pratica. Somente praticando a Umbanda nos seu dia a dia que uma pessoa realmente estará desenvolvendo suas qualidades e dons mediúnicos. Quem conta tempo e usa ele como triunfo, sempre será derrotado. O tempo é senhor da verdade, somente vivendo ele na pratica que ele tratará para sua vida a luz que irá brilhar na sua caminhada. Quem vive o tempo e deixa ele passara, sempre ficar assistindo as pessoas passando e caminhando, invejando a luz que os outros tem. E voce sempre estará se perguntando: E a minha Luz?
O afloramento dos seus dons e qualidades somente acontecerá após Praticar a Umbanda. E para isto cada um dos interessados em se desenvolver tem que se preparar para servir, atender e amparar que quer que seja, quando necessário, sem se importar com cargo, função e principalmente sem esperar reconhecimento.
Se uma pessoa que pretende ser um médium, não sabe o que é um Sacerdocio. Este nunca será um médium e sempre estará perdido. O sacerdócio Umbandista nos livra de varias obrigações que outras vertentes religiosas impõem a seus seguidores. Mas nos colocam outros, que ao serem cumpridos nos lapida e nos prepara para cumprimos com nossa missão.
Sem abrir mão de vaidades, reconhecimentos, valorização e principalmente sem estar consciente das obrigações e compromissos que irá assumir quando iniciado, consagrado e coroado fica impossível uma luz brilhar em sua vida. Uma vez se transformando, aceitando as regras e a nova realidade de vida que vai ter que viver, tudo fica mais fácil e fará sentido. Só através da transformação interior e praticando que iremos nos conhecer e aprender realmente o que é ser um médium/ sacerdote Umbandista.
O filho de fé, que aproveitou o tempo e praticou a religiosidade e a caridade espiritual com devoção e desprendimento estará cumprindo com sua missão. E nunca deixar de ter a eterna preocupação em sempre estar pronto para aprender e se renovar nas lições da vida.
Muitas coisas irão fazer sentido e outras perderam sentido de tempo em tempo em sua vida. No dia que festa, viaje e diversões não afetarem mais sua vida e não o afastar do cumprimento da sua caminhada religiosa voce poderá dizer que esta no rumo certo.
Devemos ainda, ver como parte principal e importante na caminhada religiosa a eterna preocupação com a limpeza da sua casa religiosa, em todos os sentidos, se preocupar com a manutenção física, financeira, estrutural e religiosa e tudo isto sem cobrar ou ser injusto, querendo que todos façam o que voce faz.  Cada um deve fazer o que pode da forma que se dispor sem olhar a quem vai beneficiar. Pois na verdade, voce sempre será o primeiro a colher os frutos das suas ações. Boas ações, bons frutos. Principio básico da religiosidade, só recebemos o que ofertamos.
É claro que temos vários outros pontos que devem ser pautados e considerados na construção de um correto e acertado desenvolvimento mediúnico. Mas o texto acima nos permite, chamar sua atenção para que reflita e pense bem na qual postura, comportamento, atitude e ações que vão adotar em sua vida para que esteja sintonizado e fortalecido na sua fé, religiosidade e missão.
Hoje com 47 anos de vida, 30 deles vivendo a Umbanda e outros 12 anos como Dirigente espiritual.  Acredito que tenho prerrogativas e condições de dizer com toda franqueza…
Não é fácil! É muito difícil seguir em frente e praticar a Umbanda. A maioria desistiu, fraqueja ou se revolta, pois não estavam preparados corretamente para resistir as tentações, provações, ingratidões e principalmente a servidão e compromissos que passamos a ter que  viver em nossas vidas como religiosos.
Muitas pessoas passarem pelas corrente de trabalho do Templo de Umbanda Estrela Guia, fato este, infelizmente, não ser particularidade da nossa família, mas sim, um fato real e verdadeiro em todos os templos. Pior, quantas casas abriram não resistiram. Muitas fecharam, outras se transformaram em locais onde prevalece a cultura do vale tudo.
É fácil ver a disputa por cargos, visibilidade, reconhecimento e valorização pessoal, como é fácil verificar a falta de respeito a doutrina, seus preceitos sua hierarquia e disciplina religiosa.  Todos querem muito, mas não pratiam quase nada e quando fazem algo querem ser logo recompensadas.
É nestas casas ou através destas pessoas, que encontramos o caminho escuro e os desvios da verdadeira formação e pratica da religiosidade. Nestes locais e com estas pessoas, muitos passam a acreditar que a soluções das suas aflições, dificuldades e desencontros pode ser resolvidas com pagamento, oferendas e até ofertas em dinheiro.
Muitos aham que só pelo fato de serem aparelhos de manifestação de entidades estejam acima do certo e do errado. E que podem tudo e de qualquer forma. E quando percebem o caminho, as ações e as coisas erradas em sua vida, culpam a religião, a espiritualidade e culpam todos  e se afastam, desviam sua caminhada.
É nesta hora que mais uma vez erram e falham contra si mesmo e por serem  incoerentes e contraditórios com suas  próprias convicções persistem no erro. Em vez de refletir e identificar onde, como e de que forma se estragaram e se perderam e sua caminhada. Em vez de assumir que tiveram pressa e não se construíram na pratica da religiosidade preferem se esconder culpando tudo e todos.
É tudo isto é a  prova final que cada um deveria enxergar em sua vida, que apesar de terem conhecimento e sabedoria sobre a espiritualidade. Não aprenderam a praticá-las. E deveriam entender que: Não tem saber e conhecimento que possa substituir a pratica.
Os melhores e maiores exemplo vem dos nossos mais velhos. Que nem saber ler sabia, mas foram Mestre e Doutores ao longo da sua vida, pois praticou com excelência a religiosidade, o amor e o respeito ao próximo e nunca se deixaram abater pela ingratidão e nunca se corromperam ao longo da sua caminhada. Estes sim foram desenvolvidos, lapidados e preparados na pratica da Umbanda.
Espero que entendam a nossa mensagem e que não se percam nas precipitações. Não direciono a ninguém especial, mas sim ao coletivo de filhos de fé que podem fazer a diferença na qualidade e na imagem que a sociedade terá da nossa Umbanda no futuro.
Muita paz, longa caminhada e muita força de vontade aos que desejam ser um filhos de fé, médium e  Sacerdote Umbandista.

PAI GUIMARAES D´OGUM
Sacerdote Umbandista – Dirigente do Templo de Umbanda Estrela Guia

25 agosto 2011

Oração a Xangô

Kaô meu Pai, Kaô
O Senhor que é o Rei da Justiça,
faça valer por intermédio de seus doze ministros,
a vontade Divina,
purifique minha alma na cachoeira.
Se errei, conceda-me a luz do perdão.
Faça de seu peito largo e forte meu escudo,
para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.
Empresta-me sua força de guerreiro,
para combater a injustiça e a cobiça.
Minha devoção ofereço.
Que seja feita a justiça para todo o sempre
É meu Pai e meu defensor,
conceda-me a graça de receber sua luz
e de receber sua proteção.
Kaô meu Pai Xangô, Kaô





DO NOSSO IRMÃO DE FE FRANCISCO FILHO DA CIDADE DE MOSSORÓ R/N



A casa de umbanda pai josé de aruanda comemorou no dia 24-08-11 EXU e Pomba Giras

Veja águas fotos












24 agosto 2011

dia 24 de agosta a casa de umbanda pai josé de aruanda comemora EXU e Pomba Giras ou Bombo Giras.




  A casa de Umbanda Pai José de Aruanda que fica localizada na cidade de areia branca R\N
Realizara  hoje  as 19:30hs o toque do  Sr° EXUS  e  Sra. Pomba Giras ou Bombo Giras.
Você e o nosso convidado
Que exu e pomba gira abra o caminhos de todos

Mas então quem é EXU?


Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.
Exu não faz mau a ninguém, mas joga para cima de quem merece, quem realmente é mau o mau que essa pessoa fez a outra. Ele devolve, as vezes com até mais força, os trabalhos que alguns fizeram contra outros. Por isso, algumas pessoas consideram esse Orixá malvado.
Existem entidades que se dizem Exu e que fazem somente o mau em troca de presentes aos seus médiuns ou por grandes e custosas obrigações, serviços. Não se engane, Exu que é Exu, não faz mau, a não ser com quem merece e além disso, quando ajuda a uma pessoa não pede nada em troca, a não ser que a pessoa tome juízo, se comporte bem na vida, acredite em Deus e tenha fé.
Exu, O Guia.
Existem dois portadores do nome Exu. Um é o Orixá Exu. O outro, são os Guias chamados de Exu (espíritos, muitos, não mais reencarnacionais) que vêm na emanação principal de Exu (O Orixá) que lhes deu suas características, seus gostos, seus hábitos. Porém, esses Exus, também são subordinados a um Orixá regente, que pode ser Omulu, Xangô, Oxossí, ...
Correntes antigas, Esotéricas, montaram uma hierarquia para os Exus (Guias), relacionando 7 (sete) Exus (Guias) principais, considerados como os 7 (sete) chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus (Falanges), sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7 (sete), seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 (sete) em 7 (sete).
São eles os 7 (sete) Exus guardiões ou principais:
  • Sr. Sete Encruzilhadas;
  • Sr. Marabô;
  • Sr. Tranca Ruas;
  • Sr. Tiriri;
  • Sr. Gira Mundo;
  • Sr. Veludo;
  • Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira.
Cada um desses amigos trabalha dentro das 7 (sete) linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.

Seu jeito e seu trabalho.

Exu gosta de rir, brincar com as pessoas, dizer alguns palavrões, nem todos fazem isso, ser franco e direto, não faz rodeios nem mente. Gosta de beber e fumar, ao contrário do que muitos pensam a bebida e o fumo são peças de aproximação, fazendo com que as pessoas se identifiquem, fiquem mais descontraídas como se estivessem em uma festa. Caso não tenha bebida, ou fuma, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar àqueles que precisam.
Alguns Exus foram pessoas como: Políticos, Médicos, Advogados, Trabalhadores, Vadios, Prostitutas, Pessoas comuns, Padres, etc. Que cometeram alguma falha e escolheram, ou foram escolhidos, a vir nessa forma para redimir seus erros passados, outros, são espíritos evoluídos que escolheram ajudar e continuar sua evolução atendendo e orientando as pessoas e combatendo o mal. Assim, quem diz que os Exus são Demônios, na concepção de que são ruins, ou espíritos sem luz, baixos, não sabe o que está dizendo, ou não conhecem a história de cada Exu, os porquês de sua ritualística, seu modo de trabalho ou sua missão. Não se julga um livro por sua capa ou a pessoa pela sua aparência!
Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.
Seu dia é a Segunda-feira, sua bebida, cada um tem a sua, sua roupa, quando lhe é permitido tem cores preta e vermelha. Não aceita sacrifícios de animais, mas se a pessoa quiser acender uma vela (preta e vermelha) na encruza, colocar charutos ou cigarros, cachaça ou outra bebida de agrado é bem vindo. Pode-se colocar, também, rosas para as pomba giras com champanhe, pois elas gostam.
Assim é Exu.
As Vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo.

Salve meus amigos!

23 agosto 2011

Estudo sobre Espírito, Perispirito e Corpo


Estudo sobre Espírito, Perispirito e Corpo



ESPÍRITOS

QUEM SÃO?
Espíritos são os seres inteligentes que habitam o Universo, quer estejamencarnados ou desencarnados. Todos nos somos espíritos.

Quando encarnados, possuímos corpo material e corpo espiritual (perispirito). Desencarnados, conservamos apenas o corpo espiritual.

ORIGEM:
O grau de evolução em que nos encontramos ainda não nos permite saber o modo e a época da criação dos espíritos.

Já sabemos, porem, que os espíritos:
- são seres inteligentes criados por Deus;
- tiveram um principio (não são eternos), mas não terão fim (são imortais);
- resultam de individualização do principio inteligente (assim como os seres orgânicos são a individualização do principio material).

Do principio inteligente sempre estão se individualizando espíritos. E, neste sentido, podemos dizer que a criação de espíritos por Deus e permanente e Deus sempre os criou, continua criando e criara sempre.

NATUREZA:
Os espíritos são:
Incorpóreos - entretanto, são alguma coisa; substancia quintessenciada, sutil, etérea;
Indivisíveis - não podem se dividir para estar em dois lugares ao mesmo tempo. Mas irradiam suas forcas e seus pensamentos, agindo com eles a distancia, e suas irradiações e efeitos podem ser então captadas. Com isso, dão as vezes a impressão de estarem em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.



FORMA:
         O espírito (ser espiritual, inteligente) não tem forma definida para nos. Analisando-o pelos seus efeitos, podemos dizer que ele e um clarão, uma chama, uma centelha etérea. Essa centelha tem uma colocarão que vai desde o aspecto escuro e opaco ate uma cor brilhante e clara, conforme a evolução do espírito.

SEXO:
O Espírito não tem sexo (na forma como entendemos o sexo na organização material). Não são diferentes os espíritos que animam os homens dos que animam corpos femininos. O espirito encarna, com o sexo que melhor convém a tarefa que necessita realizar naquela existência; e lhe compete usar com equilíbrio, respeito e correção a forma corpórea que lhe foi concedida.

MOVIMENTAÇÃO:
Os espíritos podem movimentar-se com a rapidez do pensamento;  também podem percorrer mais devagar um espaço, observando o caminho percorrido.

A matéria (água, fogo, ar, etc.) não constitui obstáculo para o espírito.

DESTINAÇÃO:
Deus nada cria inutilmente. No conjunto da vida universal, cada ser tem uma função natural a desempenhar, função que, por mais simples que seja, e sempre valiosa e importante.

Os espíritos, criados que são por Deus, também tem, portanto, um papel determinado e útil dentro da Criação. A função que exercem e de acordo com sua capacidade; as funções vão desde a simples animação da matéria ate o executar das ordens de Deus para a manutenção da harmonia universal.



ENCARNAÇÃO:
         O espírito encarna quando se une a matéria formando um corpo para nascer num mundo material.

O espírito pode encarnar neste ou em outros mundos que correspondam ao seu grau de evolução. Seu corpo se formara de acordo com a matéria e leis do mundo que vai habitar.

No mundo em que encarna, o espírito e um agente sobre a matéria de que esse mundo se compõe e sobre os seres que o habitam.

EVOLUÇÃO ANÍMICA:
Exercendo seu papel no Universo, os espíritos evoluem, isto e, desenvolvem e aprimoram suas faculdades; e, quanto mais evoluem, mais usufruem de suas faculdades.

Deus (que e soberanamente justo e bom) estabeleceu igualdade no processo de evolução para todos os espíritos, de tal modo que todos tem:

- um mesmo ponto de partida (todos criados simples e ignorantes);

- as mesmas condições básicas (todos com as mesmas qualidades em potencial) a serem desenvolvidas com seu próprio trabalho e ao longo do tempo;

- a mesma destacando (todos rumam para a situação de espírito puro): a perfeição e a felicidade.

Na Terra, a ligação do espírito com a matéria começou ha muitos e muitos milênios. De inicio, produziu formas minerais, passando depois as vegetais, as animais, ate atingir a formação da espécie humana. Nessa trajetória evolutiva, o principio inteligente foi exercitando suas faculdades; da irritação, passou a sensibilidade, desta ao instinto e do instinto a inteligência, quando, no dizer de André Luiz, alcançou o "pensamento continuo", o circuito completo para a onda mental. Do grau de humanidade, estamos rumando para um novo estado : a angelitude.



ERRATICIDADE:
         Espírito errante e aquele que se encontra no plano espiritual, aguardando nova encarnação num mundo corpóreo, ao qual ainda esta ligado. Erraticidadee o estado do espírito nesse intervalo entre duas encarnações.

O espírito que esta na erraticidade :

- e mais ou menos feliz (conforme foi sua existência no mundo material);

- pode ali permanecer apenas algumas horas ou por milhares de anos;

- progride, adquirindo conhecimentos, modificando suas idéias sobre a vida;

- ainda terá de reencarnar (cedo ou tarde) para experiências e provas nos mundos materiais, onde ira por em prática o que aprendeu, cumprindo seu papel no Universo e continuando seu progresso.

Observação: A condição, situação e possibilidades do espirito dependem sempre de seu estado evolutivo, variando conforme o seu grau de progresso.


PERISPIRITO

O QUE É:
Perispirito e o envoltório semi-material do espírito.

Também o denominam de corpo fluídico ou corpo espiritual.

ORIGEM E NATUREZA:
O perispirito tem sua origem no fluido cósmico universal, retirado do mundo ou plano ao qual o espírito esta relacionado.

Como o corpo de carne, e também matéria mas em estado diferente, mais sutil, quintessenciada; não e rígida como a do corpo físico mas, sim, flexível e expansível, o que torna o perispirito muito plasmável sob a ação do espírito.

FUNÇÕES:
1) Liga o espírito a matéria (neste como em outros mundos) e a ele serve de instrumento para agir (sobre o plano fluídico ou o material).

2) E o molde, a forma do ser corpóreo. Preexiste ao corpo físico e a ele sobrevive, guardando o registro dos efeitos de toda a ação do espirito.

PERISPIRITO E ENCARNAÇÃO:
Para o espírito encarnar: Um laço fluídico (que e uma expansão do perispirito) liga-se ao ovulo fecundado e vai  presidindo a multiplicação das células, uma a uma dirigindo a formação do corpo. Quando este se completa, está inteiramente ligado ao perispirito, "molécula a molécula".

Observação importante: Do ponto de vista espírita, portanto, desde a fecundação do ovulo, um espírito se ligou a ele e esta trabalhando para formar o corpo de que precisa para viver neste mundo e continuar sua evolução. Sabendo disso, não provocar o aborto, para respeitar o direito de viver do espírito reencarnante, que e um nosso irmão ante Deus.

Durante a encarnação: O perispirito serve de intermediário entre o espírito e a matéria, transmitindo ao espírito as impressões dos sentidos físicos e comunicando ao corpo as vontades do espírito.

Ao desencarnar: Quando o corpo físico morre, o perispirito dele se desprende e continua servindo ao espírito,  como seu corpo fluídico que e e como seu intermediário para com o plano espiritual ou material.

E pelo perispirito que os espíritos se identificam e reconhecem uns aos outros, no plano espiritual.



O perispirito prova a imortalidade da alma. E ele (e não o espírito em si) que vemos nas aparições e visões; e é ele que serve de instrumento para as manifestações do espirito aos nossos sentidos.
         Geralmente e a aparência da ultima encarnação que o perispirito guarda. Mas essa aparência pode ser modificada (se o espirito quiser e souber como), porque a substancia sutil do perispirito e maleável, plasmavel.



SUA EVOLUÇÃO:
         O perispirito acompanha sempre o espírito; em todas as etapas de sua evolução.

Mas vai se tornando mais etéreo, a medida que o espírito se depura e eleva. Nos espíritos puros já se tornou tão etéreo que, para os nossos sentidos, e como se não existisse.

Conforme a evolução do espírito, seu perispirito apresentara diferente:

Peso - que o fixa a um plano de vida espiritual em companhia dos que lhe são semelhantes;

Densidade - que responde pela maleabilidade; a expansão do perispirito e tanto maior quanto mais rarefeito e mais sutil ele for;

Energia - que se revela na luminosidade e irradiação, maior quanto mais evoluído for o espírito.

A contextura do perispirito não e idêntica para todos os espíritos, ainda que sejam de um mesmo mundo. Isto porque a camada fluídica que envolve um mundo não e homogênea (toda igual) e o espírito, ao formar seu perispirito, dela atraíra os fluidos mais ou menos etéreos, sutis, segundo suas possibilidades.

Espíritos inferiores tem perispirito mais grosseiro e, por isso ficam imantados ao mundo que habitam, sem se poderem alçar a planos mais evoluídos. Alguns chegam a confundir seu perispirito (de tão grosseiro que e) com o corpo material e a sentir sensações semelhantes as do frio, calor, fome, etc.

Os espíritos superiores, ao contrario, podem livremente ir a outros mundos, fazendo mutações em seu perispirito, conforme o tipo fluídico do mundo aonde vão.

CORPO

         O corpo e o instrumento que o Espírito usa para atuar nos mundos materiais. Precisa, portanto, atender as necessidades dele, aos objetivos que ele traz ao encarnar. O corpo e considerado um produto ideoplastico do espírito; logo após a fecundação, o espírito reencarnante une-se, por um cordão fluídico, ao ovo e, por meio dele, influencia automaticamente a formação do embrião e do feto; por isso, o estado de perturbação ou embotamento da consciência não impede que o espírito imprima suas características básicas em o novo ser. Consequentemente, o organismo reflete o estado daquele.

As doenças físicas, em suma, não passam de distúrbios do perispirito transpostos para a carne, que promove o tratamento das imperfeições do espírito em si. Dai deriva a importante função das moléstias na vida do Espírito eterno.

Merece, em vista disso, o corpo material o nosso cuidado. Ele e uma concessão da Bondade Divina, em vista de dificilmente o nosso comportamento torná-lo um direito, por méritos adquiridos. Assim, recebemo-lo ajustado as nossas necessidades evolutivas, porquanto, os mentores da Esfera Superior produzem nele (atuando sobre os cromossomas do ovo) as alterações indicadas para nossa futura melhoria: aqui, uma lesão numa válvula do coração, ali um diabete, acolá um intestino preso ou uma perna curta, etc. De sorte que, alem  das inferioridades que cada um impõe ao seu corpo por pertencerem ao espírito, pode haver defeitos impostos por necessidades expiatórias.