25 julho 2016

6 ANOS DE MUITAS SAUDADES DO NOSSO MESTRE JOSÉ JAIME ROLIM (ZÉ DO ZÉ)















  













Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente. Hoje a saudade nos faz mais uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza como protagonista. Com corações mais confortados, dedicaremos este dia para relembrar os bons momentos que foram compartilhados e como a presença de uma pessoa tão querida foi capaz de transformar tantas vidas abençoadas. Que a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho a cada dia e que daqui para frente esta ausência seja capaz de fortalecer ainda mais os laços da nossa família de Axé. O vazio que ficou jamais será preenchido, mas com a paz do grande arquiteto do universo nosso pai OXALÁ em nosso corações será bem menos difícil. O céu comemora hoje mais um ano da vida eterna de uma pessoa muito querida, que para sempre estará na nossa memória e influenciará eternamente a nossa história, 



Saudades Eterna do nosso Mestre Zé do Zé!

24 julho 2016

Casa de Umbanda Pai José de Aruanda, Que vai Realiza o Toque da Mãe Oxum Nesta Quinta-Feira dia 28-07-2016!


Oração para Oxum
 
Salve Oxum, dourada senhora da pele de ouro, bendita são tuas águas que lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, divina rainha, bela orixá, venha a mim, caminhando na lua cheia, trazendo em suas mãos os lírios do amor de paz. Torna-me doce, suave e sedutor como tua és.

Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.

1° Plenária Povo de Terreiro e Políticas Públicas 05 de Agosto de 2016 – Olinda/PE


A 1° Plenária Povo de Terreiro e Políticas Públicas, nasce da perspectiva de abrir uma discussão ampla e coletiva que possa beneficiar a sociedade como um todo. Pretendemos refletir sobre a participação das lideranças do Povo de Terreiro na disputa política e na construção de políticas públicas desenvolvidas a partir da luta dos movimentos de nosso Povo, dos movimentos negros e sociais.

Esta também será uma inédita possibilidade de debatermos abertamente com os pré candidatos do Povo de Terreiro de diversos municípios de Pernambuco sobre representação e planejamento estratégico coletivo para nosso segmento nas futuras campanhas. Vamos também avaliar as políticas públicas de promoção de igualdade racial, de cultura, educação etc. das gestões atuais dos municípios.

Vamos nos fortalecer. Nosso Povo precisa se unir em uma só corrente e dar a resposta nas urnas contra o racismo, a intolerância religiosa e todas as outras formas de opressão social.


INFORMAÇÕES:

Data: 05 de Agosto de 2016 (Sexta Feira)

Local: CTCD – Nascedouro de Peixinhos – Olinda/PE

Vagas: 100

Será dado Certificado

Inscrições: quilombo.culltural.malunguinho@gmail.com 
Mandar no E-mail – Nome Completo, RG, Nome do Terreiro ou Instituição, e-mail e telefone.

Dúvidas ligar: 81 999013736 / 995257119 – Secretária Betânia

PROGRAMAÇÃO

14h - Palestra: Povo de Terreiro e Políticas Públicas

Conferencista: à confirmar

Debatedores:

Alexandre Dias – Professor Pedagogo e Diretor do Afro Educação – São Lourenço da Mata/PE
Alexandre L’Omi L’Odò – Historiador e mestrando em Ciências da Religião e coordenador do Quilombo Cultural Malunguinho – Olinda/PE

14:45h – Debate

15:30h - Mesa Redonda: Povo de Terreiro e Eleições 2016 – Construção de um entendimento político coletivo para o bem comum

Coordenação de Mesa: Professor Omo Xangô João Monteiro – Historiador e Coordenador do Àbámodá.

Palestrantes:

Pai Israel Jose Teixeirara de Averekete – Pré Candidato (Município de Palmares/PE)
Juremeiro Alexandre L'Omi L'Odò – Pré Candidato (Olinda/PE)
Pai Véu de Paudalho – Pré Candidato (Paudalho/PE)
Ogan Edson Axé – Pré Candidato (Recife/PE)
Sérgio Serginho Da Burra Costa - Pré Candidato (Goiana/PE)

16:30h - Debate

17h - Lançamento da campanha: “Quem é de Terreiro Vota em quem é de Terreiro”!

Ritual de encerramento.

Alexandre L’Omi L’Odò
Coordenação
Quilombo Cultural Malunguinho
alexandrelomilodo@gmail.com

23 julho 2016

Maravilhosa Homenagem a Mãe Nanã Buruquê!








  







Agradecemos a Pai Alexandre Deogum, Abaré-Guaçú Diogo Cortez e todos os filhos da Tenda de Umbanda Pai Benedito de Aruanda e Boiadeiro Zé do Laço pela acolhida e pela maravilhosa homenagem a Mãe Nanã Buruquê! 
Foi um prazer também conhecer Mãe Marcia Chiquetto e filhos. 
Salve a Umbanda!
Salve a Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda!
Salve a nossa União!

Saluba Nanã!

Palavras de pai Evandro de Ogum!


20 julho 2016

Unidos pelo Bem e pela Paz!


Na noite de ontem, na Câmara Municipal de Limeira, realizamos uma Reunião Preparatória, para a Formação do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, no Município de Limeira. Estiveram presentes: Profª Vânia Maria da Silva Soares, assessora de Organizações Negras do Estado de São Paulo, representando a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, e responsável pelo Fórum Estadual; Pai Evandro Fernandes, Presidente do Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, membro do Fórum Estadual Inter-Religioso, responsável pela Implantação do Fórum no Município, e Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Limeira; Profª Mara Jaqueline de Oliveira, Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire; Fernando Campos, Coordenador da Escola Legislativa Paulo Freire; Vereador Wilson Cerqueira, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Limeira; Sra. Marina Amorim, Diretora de Garantia de Direitos da Prefeitura Municipal de Limeira; Profª Elisa Gabriel da Costa, representando o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; Profª Adriana Justina Rizzo, Coordenadora Pedagógica da Etec Trajano Camargo; Profº Matheus Bosquiero e Profº Roberson Marcomini, responsáveis pelo projeto "Workshop Religiões", e também da Etec Trajano Camargo; Profº Humberto Ramos, do CEDECA e membro do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Sr. Thomaz Almeida, representando os Muçulmanos; Srs. Alex, Jéssica, Clarissa e Élio, representando o Budismo; Sra. Carine Fernandes da Silva, representando a Umbanda; Ministra Cirlei Porfirio e Josefa Manicardi, representando a Igreja Messiânica Mundial do Brasil - Jhorei Center Limeira; Leandro e Iara, do Estúdio Leandro Scavassani, registrando o evento.




  
 Meu irmão de fé Pai Evandro de Ogum.










  




O Blog Mariano de Xangó parabeniza a todos os irmãos de fé pela luta!

 
Fonte: Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda.

Facebook : Evandro Fernandes