07 agosto 2016

Não vão nos calar... Rio Apesar de decisão da Justiça, religiões afro ainda estão fora da Vila Olímpica Liminar garante candomblé e umbanda no Centro Ecumênico Gustavo Ribeiro 05/08/2016 12:02:53!

Rio - Embora a Justiça do Rio tenha determinado a inclusão das religiões afrodescendentes no Centro Ecumênico da Vila dos Atletas, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio diz que nenhum líder de crenças como umbanda e candomblé teve resposta aos pedidos de credenciamento ainda. Como o DIA revelou em julho, apenas cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo teriam espaço reservado no local.

Procurada ontem, a assessoria de imprensa do comitê organizador dos Jogos informou que o babalaô Ivanir dos Santos, do Candomblé, já estava credenciado antes da liminar deferida pela Justiça anteontem e que ele não compareceu ao Centro Ecumênico ontem porque estava de folga. Ao saber dessas informações, o religioso ficou surpreso e negou.

“Eu não tenho credenciamento nenhum. Mandamos uma lista no dia 27 de julho para o comitê com nomes de vários líderes religiosos, mas ninguém teve resposta”, afirmou Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão.

O babalaô foi convidado pelo Ministério Público Federal para acompanhar uma visita que o órgão fará ao Centro Ecumênico na próxima segunda-feira a fim de verificar de que forma a determinação judicial será atendida. Secretário da Comissão, Jorge Mattoso ressaltou que foram enviados pedidos de acesso para seis líderes de Umbanda, Candomblé, Paganismo, Igreja Anglicana, Espiritismo Kardecista e Indígenas e que nenhum foi respondido.

O comitê Rio 2016 confirmou que não respondeu aos pedidos de credenciamento, porque esse procedimento é feito mediante às demandas dos atletas por amparo religioso. O comitê informou que nenhum atleta solicitou ainda a presença de representantes dessas religiões e que, se desejarem permanecer no centro em tempo integral, os religiosos listados pela Comissão podem retirar suas credenciais no local.

Um comentário: